O SABER DOCENTE NO DISCURSO DE PEDAGOGOS EM FORMAÇÃO INICIAL EM UM CURSO A DISTÂNCIA
Palavras-chave:
formação de professores, ensino a distância, saber docente, pedagogiaResumo
Ao mesmo tempo em que pesquisas mostram o aumento da oferta de cursos de licenciatura na modalidade à distância e, na área da pedagogia, cerca de 343 mil alunos estão matriculados em instituições públicas e privadas ofertantes do curso nessa modalidade, as pesquisas da área de ensino de ciências questionam a formação do professor para além da teoria, localizando as dificuldades descritas nas pesquisas no contexto da prática e da proposta metodológica. Por isso, é relevante compreender em que consiste o saber docente, a quais condições está vinculado e como se apresenta no discurso de pedagogos que lecionam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Objetivamos com esta pesquisa refletir sobre as relações entre memória e contexto para a construção do saber docente e como eles são representados no discurso de professores pedagogos em formação inicial. Para tal, analisamos os enunciados produzidos em entrevistas individuais com cinco participantes vinculados a cursos de pedagogia ofertados a distância. Como procedimento de análise, utilizou-se a análise do discurso da corrente francesa de Pêcheux, o que relevou a presença de um discurso polissêmico, embora cortado por paráfrase, em que a ciência e o ensino são relacionados ao modelo disciplinar de ensino e o professor como aquele que reproduz o conhecimento científico.Downloads
Publicado
2020-11-27
Como Citar
Loiola, A. V. de S. de F., Pereira, M. V., & Moreira, M. C. do A. (2020). O SABER DOCENTE NO DISCURSO DE PEDAGOGOS EM FORMAÇÃO INICIAL EM UM CURSO A DISTÂNCIA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 10(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5419
Edição
Seção
Artigos
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