A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A CONSTRUÇÃO DO PROJETOR GOTA D’ÁGUA
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Materiais Alternativos, Microscópio Alternativo, InterdisciplinaridadeResumo
O trabalho aqui exposto, apresenta o processo de construção de uma alternativa inventiva para o uso do microscópio óptico convencional nas aulas de Biologia e Ciências: o “Projetor Gota D’Água”. A ideia presente na construção do equipamento está na aproximação entre uma lente de aumento e uma gota de água, tendo como resultado uma projeção aumentada da sombra das partículas, estruturas e até mesmo os microrganismos presentes na gosta de água que ocupa função dupla: amostra e lente de aumento. O foco principal deste estudo está na construção de um equipamento para as aulas de Ciências como uma alternativa eficiente na utilização de microscópios em escolas de educação básica, tanto na observação, quanto a identificação qualitativa de estruturas e organismos. Esta investigação acaba por evidenciar a importância de soluções criativas e inventivas no Ensino de Ciências como alternativa/estratégia para as escolas no que se refere a falta de recursos e equipamentos especializados para o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas, levando em consideração que muitos destes materiais/equipamentos são de difícil manuseio, manutenção e aquisição por parte dos espaços escolares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.