A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A CONSTRUÇÃO DO PROJETOR GOTA D’ÁGUA

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Materiais Alternativos, Microscópio Alternativo, Interdisciplinaridade

Resumo

O trabalho aqui exposto, apresenta o processo de construção de uma alternativa inventiva para o uso do microscópio óptico convencional nas aulas de Biologia e Ciências: o “Projetor Gota D’Água”. A ideia presente na construção do equipamento está na aproximação entre uma lente de aumento e uma gota de água, tendo como resultado uma projeção aumentada da sombra das partículas, estruturas e até mesmo os microrganismos presentes na gosta de água que ocupa função dupla: amostra e lente de aumento. O foco principal deste estudo está na construção de um equipamento para as aulas de Ciências como uma alternativa eficiente na utilização de microscópios em escolas de educação básica, tanto na observação, quanto a identificação qualitativa de estruturas e organismos. Esta investigação acaba por evidenciar a importância de soluções criativas e inventivas no Ensino de Ciências como alternativa/estratégia para as escolas no que se refere a falta de recursos e equipamentos especializados para o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas, levando em consideração que muitos destes materiais/equipamentos são de difícil manuseio, manutenção e aquisição por parte dos espaços escolares.

Biografia do Autor

Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Professor da Rede Pública de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Licenciado em Ciências da Natureza: Biologia e Química pelo Instituto Federal, de Educação, Ciência e Tecnologia - Porto Alegre (2015); Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2018); Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Bolsista CAPES/PROEX,  desenvolvendo atividades junto a linha de pesquisa História, Educação e Políticas, com pesquisas centradas majoritariamente nas temáticas: Qualidade da Educação, Contextos Emergentes, Educação Superior e Políticas Públicas para Educação.

Michelle Câmara Pizzato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Porto Alegre

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), Mestre em Ensino de Ciências  pela Universidade de São Paulo (2002) e Doutora em Ensino de Ciências pela Universidad de Burgos (2010). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre. Tem experiência na área de Educação em Ciências, com ênfase em Didática e Epistemologia das Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, idéias dos alunos, ensino de química, história e filosofia das ciências e concepções e práticas docentes.

Downloads

Publicado

2022-10-30

Como Citar

Silveira Diogo de Ávila Fontoura, J., & Câmara Pizzato, M. (2022). A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A CONSTRUÇÃO DO PROJETOR GOTA D’ÁGUA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5926