A REALIDADE AUMENTADA CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADO PELA METODOLOGIA SEQUÊNCIA FEDATHI

Autores

Palavras-chave:

Realidade Aumentada. , GeoGebra, Pensamento geométrico. , formação de professores, SEQUÊNCIA FEDATHI

Resumo

O Brasil e vários outros países ainda tentam se adaptar e a conviver com a pandemia da COVID 19 causada pelo vírus SARS-CoV-2. Neste contexto, as pessoas conheceram o isolamento social e fazem uso das Tecnologias Digitais Informação e Comunicação (TDIC) para se comunicarem e para manter a “Educação”, onde a tecnologia foi a saída para garantir o direito a educação como expresso na Constituição Federal de 1988. Surge o sistema de ensino chamado de “remoto”. Como problemática busca-se saber, as contribuições da Realidade Aumentada (RA), para a formação de professores da Educação Infantil e desenvolvimento do pensamento geométrico nesta etapa de ensino? Objetivo geral, integrar a RA a prática pedagógica dos professores para favorecer o desenvolvimento do pensamento geométrico das crianças nesta etapa de ensino. Pesquisa Exploratória de abordagem Qualitativa, tipo Relato de Experiência a partir de um curso de Extensão promovido pelo Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Tecnologia Educacional da Universidade Federal do Ceará (UFC). Público alvo foram professores da Educação Infantil da rede pública de ensino do município de Sobral – Ceará. O curso aconteceu através de encontros formativos via Google Meet, para a utilização do software GeoGebra e a tecnologia de RA para favorecer o desenvolvimento do pensamento geométrico, mediado pela metodologia de ensino Sequência Fedathi (SF). A coleta de se deu por meio de formulário via Google Forms. O GeoGebra e a RA mediado pela SF contribuiu para a postura do professor, responsável por mediar os processos de ensino e aprendizagem em sala de aula.

Biografia do Autor

Fredson Rodrigues Soares, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestrando em Tecnologia Educacional na Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Interamericana em Assunção-PY 2016. Graduado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC) 2012. Especialista no Ensino da Matemática pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ) (2005). Graduação em Pedagogia, licenciatura plena, pela Universidade do Vale do Acaraú (UVA) 2002 e complementação pedagógica em Matemática, 2020. Professor efetivo da rede municipal de ensino do município de Palhano-Ce, atualmente professor formador do Programa de Alfabetização na Idade Certa (MAISPAIC) dos eixos Ensino de Matemática e Ciências da Natureza Ensino Fundamental anos finais. Professor tutor da Universidade Federal do Ceará (UFC). Desenvolve pesquisas sobre a importância das atividades experimentais no ensino de Física, Objetos de Aprendizagem como ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental Anos Finais e em Física no Ensino Médio e também sobre o uso do Software Geogebra e Realidade Aumentada no estudo de Geometria Plana e Espacial nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Integrante do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem - (G-TERCOA/CNPq) que tem como líder a professora Maria José Costa dos Santos da Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

José Rogério Santana, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com formação em Educação Matemática. Mestre e Doutor em Educação com área de pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de Pesquisa História da Educação. É Professor Associado da Universidade Federal do Ceará na Faculdade de Educação (FACED/UFC) trabalhando com Tecnologias Digitais na Educação, bem como, com Práticas Culturais Digitais. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional e Educação a Distância, Atua nos nos seguintes temas: Computação Single Board na Educação, robótica educacional, informática educativa, educação a distância, educação matemática, geometria dinâmica e formação de professores, formação docente por videoaulas e metodologias educacionais. Também desenvolve trabalhos sobre a relação Imagem e Memória na perspectiva da Pedagogia das Imagens Culturais e da História e Memória. Participa do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da UFC (FACED/UFC), bem como, do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC) e também atua no Mestrado Profissional em Tecnologias Digitais da UFC Virtual. Atualmente é supervisor de Pós-doutorado na FACED/UFC e desenvolve trabalhos de Coordenação do LABPAM/CD Maker - FACED/UFC (Laboratório de Pesquisas e Avaliações Métricas/Cultura Digital Maker da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará).

Maria José Costa dos Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora no Curso de Pedagogia(FACED/UFC). Pesquisadora e orientadora no programa de pós-graduação em educação - (PPGE/UFC), Coordenadora do Mestrado profissional em ensino de Ciências e Matemática - (ENCIMA/UFC). Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência(PIBID). Coordena o Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP/UFC). Foi coordenadora Adjunta do PNAIC e do Pacto do ensino médio. Foi coordenadora do Mais PAIC (SEDUC). Desenvolve projetos de pesquisas com bolsistas PIBIC e PIBITI, financiadas pelo CNPq, Funcap e UFC. Os projetos de pesquisas têm foco na inovação pedagógica e tecnológica dos professores. Tem projetos de monitoria para a Iniciação à Docência-PID, também de Iniciação Acadêmica(BIA), PAIP/CGPA e Extensão, visando sempre a formação continuada dos professores. Desenvolve pesquisa em redes intelectivas entre o Brasil e outros países, em especial, Moçambique. É líder do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem- (G-TERCOA/CNPq), Participa do grupo de pesquisa Políticas de Avaliação, Desigualdade e Educação Matemática-ProPed/UERJ.

Referências

ALMEIDA, M. E. B. MORAN.J. M. (Orgs). Integração das tecnologias na educação. Secretaria de Educação a Distância. Brasília. Ministério da Educação:

SEED, 2005. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000701.pdf. Acesso em 09 de fev. de 2022.

APPOLINÁRIO, F. (2012). Metodologia da Ciência: filosofia e prática da pesquisa. (2a ed.), Cengage Learning.

BASNIAK, Maria Ivete. ESTEVAM, Everton José Goldoni. O GeoGebra e a Matemática da educação básica: frações, estatística, círculo e circunferência. Curitiba: Ithala, 2014.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 15 fev. de 2022.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Palácio do Planalto, Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 20 de fev. de 2022.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei n° 9394/96. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 22 de fev. de 2022.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em 02 de fev. de 2022.

BORGES NETO, Hermínio. SEQUÊNCIA FEDATH: Fundamentos. V. 3. Editora CRV, Curitiba - Brasil, 2018.

CARDOSO, Raul G. S. et al. Uso da realidade aumentada em auxílio à educação. In: Computer on the Beach. 2014. Florianópolis, SC. UNIVALI. 2014. p. 330-339. 2014. Disponível em: http://www6.univali.br/seer/index.php/acotb/article/viewFile/5337/2794. Acesso em: 28 de jul. de 2021.

DALTRO, M. R. & Faria, A. A. (2019). Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisa em Psicologia, Rio de Janeiro, v.19, n.1. p. 223-237. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/43015/29726. Acesso em: 26 de jan. de 2022.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Da Realidade à Ação – reflexões sobre educação e matemática. 3. ed., Campinas – SP: Ed. Da Universidade Estadual de Campinas, 1986.

DEMO, Pedro. Educação hoje: "novas" tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, 2009.

GEOGEBRA. O que é o GeoGebra. Disponível em: https://www.geogebra.org/about.

Acesso em: 14 de fev. de 2022.

GEOGEBRA.ORG. Site oficial do GeoGebra. Disponível em: https://www.geogebra.org/. Acesso em: 18 de fev. de 2021.

GRAVINA, M. A. Geometria dinâmica uma nova abordagem para o aprendizado da geometria. IN: Anais do VII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p.1-13, Belo Horizonte, Brasil, 1996.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus. 2012.

KIRNER, Claudio; SISCOUTTO, Robson A. Fundamentos de Realidade Virtual e Aumentada. In: Realidade virtual e aumentada: conceitos, projeto e aplicações. Livro do IX Symposium on Virtual and Augmented Reality, Petrópolis (RJ), Porto Alegre: SBC. 2007.

KIRNER, Claudio. Desenvolvimento de aplicações educacionais adaptáveis online com realidade aumentada. In: Tendências e técnicas em realidade virtual e aumentada. Porto Alegre, Brasil, 2013.

PAIS, Luiz Carlos. Ensinar e aprender Matemática. Belo Horizonte: autêntica, 2006.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

LIMA, Luciana de; LOUREIRO, Robson Carlos; AGUIAR, Brena Collyer de. Uso E Desenvolvimento De Tecnologias Digitais Da Informação E Comunicação Na Formação De Licenciandos. Revista Internacional Educon, v. 1, n. 1, p. e20011012-e20011012, 2020.

MINAYO, M. C. de L. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21ª ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

MORAN, José Manuel. Nos novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, 12, 13-21, maio/ago. 2004.

MORAN, José Manuel. Nos novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, 12, 13-21, maio/ago. 2004.

VALENTE, José Armando. A Comunicação e a Educação baseada no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Revista Unifeso, n. 1, Campinas, SP. 2014.

SANTOS, M. J. C. (2007). Reaprender Frações Por Meio de Oficinas Pedagógicas: Desafio Para a Formação Inicial. 2007. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

SANTOS, Maria José Costa dos. O currículo de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental na base nacional comum curricular (BNCC): os subalternos falam? Revista Horizontes, Itatiba, v. 36, n. 1, jan./abr., p. 132-143, 2018. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/571/265. Acesso em: 30 jun. 2019

VAN-HIELE, P. Structure and Insight. Orlando: Academic Press. 1986.

Downloads

Publicado

2024-11-25

Como Citar

Soares, F. R., Santana, J. R., & Santos, M. J. C. dos. (2024). A REALIDADE AUMENTADA CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADO PELA METODOLOGIA SEQUÊNCIA FEDATHI. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 14(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7305