A REALIDADE AUMENTADA CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADO PELA METODOLOGIA SEQUÊNCIA FEDATHI
Palavras-chave:
Realidade Aumentada. , GeoGebra, Pensamento geométrico. , formação de professores, SEQUÊNCIA FEDATHIResumo
O Brasil e vários outros países ainda tentam se adaptar e a conviver com a pandemia da COVID 19 causada pelo vírus SARS-CoV-2. Neste contexto, as pessoas conheceram o isolamento social e fazem uso das Tecnologias Digitais Informação e Comunicação (TDIC) para se comunicarem e para manter a “Educação”, onde a tecnologia foi a saída para garantir o direito a educação como expresso na Constituição Federal de 1988. Surge o sistema de ensino chamado de “remoto”. Como problemática busca-se saber, as contribuições da Realidade Aumentada (RA), para a formação de professores da Educação Infantil e desenvolvimento do pensamento geométrico nesta etapa de ensino? Objetivo geral, integrar a RA a prática pedagógica dos professores para favorecer o desenvolvimento do pensamento geométrico das crianças nesta etapa de ensino. Pesquisa Exploratória de abordagem Qualitativa, tipo Relato de Experiência a partir de um curso de Extensão promovido pelo Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Tecnologia Educacional da Universidade Federal do Ceará (UFC). Público alvo foram professores da Educação Infantil da rede pública de ensino do município de Sobral – Ceará. O curso aconteceu através de encontros formativos via Google Meet, para a utilização do software GeoGebra e a tecnologia de RA para favorecer o desenvolvimento do pensamento geométrico, mediado pela metodologia de ensino Sequência Fedathi (SF). A coleta de se deu por meio de formulário via Google Forms. O GeoGebra e a RA mediado pela SF contribuiu para a postura do professor, responsável por mediar os processos de ensino e aprendizagem em sala de aula.Referências
ALMEIDA, M. E. B. MORAN.J. M. (Orgs). Integração das tecnologias na educação. Secretaria de Educação a Distância. Brasília. Ministério da Educação:
SEED, 2005. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000701.pdf. Acesso em 09 de fev. de 2022.
APPOLINÁRIO, F. (2012). Metodologia da Ciência: filosofia e prática da pesquisa. (2a ed.), Cengage Learning.
BASNIAK, Maria Ivete. ESTEVAM, Everton José Goldoni. O GeoGebra e a Matemática da educação básica: frações, estatística, círculo e circunferência. Curitiba: Ithala, 2014.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 15 fev. de 2022.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Palácio do Planalto, Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 20 de fev. de 2022.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei n° 9394/96. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 22 de fev. de 2022.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em 02 de fev. de 2022.
BORGES NETO, Hermínio. SEQUÊNCIA FEDATH: Fundamentos. V. 3. Editora CRV, Curitiba - Brasil, 2018.
CARDOSO, Raul G. S. et al. Uso da realidade aumentada em auxílio à educação. In: Computer on the Beach. 2014. Florianópolis, SC. UNIVALI. 2014. p. 330-339. 2014. Disponível em: http://www6.univali.br/seer/index.php/acotb/article/viewFile/5337/2794. Acesso em: 28 de jul. de 2021.
DALTRO, M. R. & Faria, A. A. (2019). Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisa em Psicologia, Rio de Janeiro, v.19, n.1. p. 223-237. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/43015/29726. Acesso em: 26 de jan. de 2022.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Da Realidade à Ação – reflexões sobre educação e matemática. 3. ed., Campinas – SP: Ed. Da Universidade Estadual de Campinas, 1986.
DEMO, Pedro. Educação hoje: "novas" tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, 2009.
GEOGEBRA. O que é o GeoGebra. Disponível em: https://www.geogebra.org/about.
Acesso em: 14 de fev. de 2022.
GEOGEBRA.ORG. Site oficial do GeoGebra. Disponível em: https://www.geogebra.org/. Acesso em: 18 de fev. de 2021.
GRAVINA, M. A. Geometria dinâmica uma nova abordagem para o aprendizado da geometria. IN: Anais do VII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p.1-13, Belo Horizonte, Brasil, 1996.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus. 2012.
KIRNER, Claudio; SISCOUTTO, Robson A. Fundamentos de Realidade Virtual e Aumentada. In: Realidade virtual e aumentada: conceitos, projeto e aplicações. Livro do IX Symposium on Virtual and Augmented Reality, Petrópolis (RJ), Porto Alegre: SBC. 2007.
KIRNER, Claudio. Desenvolvimento de aplicações educacionais adaptáveis online com realidade aumentada. In: Tendências e técnicas em realidade virtual e aumentada. Porto Alegre, Brasil, 2013.
PAIS, Luiz Carlos. Ensinar e aprender Matemática. Belo Horizonte: autêntica, 2006.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
LIMA, Luciana de; LOUREIRO, Robson Carlos; AGUIAR, Brena Collyer de. Uso E Desenvolvimento De Tecnologias Digitais Da Informação E Comunicação Na Formação De Licenciandos. Revista Internacional Educon, v. 1, n. 1, p. e20011012-e20011012, 2020.
MINAYO, M. C. de L. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21ª ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
MORAN, José Manuel. Nos novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, 12, 13-21, maio/ago. 2004.
MORAN, José Manuel. Nos novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, 12, 13-21, maio/ago. 2004.
VALENTE, José Armando. A Comunicação e a Educação baseada no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Revista Unifeso, n. 1, Campinas, SP. 2014.
SANTOS, M. J. C. (2007). Reaprender Frações Por Meio de Oficinas Pedagógicas: Desafio Para a Formação Inicial. 2007. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
SANTOS, Maria José Costa dos. O currículo de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental na base nacional comum curricular (BNCC): os subalternos falam? Revista Horizontes, Itatiba, v. 36, n. 1, jan./abr., p. 132-143, 2018. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/571/265. Acesso em: 30 jun. 2019
VAN-HIELE, P. Structure and Insight. Orlando: Academic Press. 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Educação, Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.