A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NAS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Rosangela Escher de Castro Sena Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino Universidade Federal Fluminense
  • Danielle Gonçalves Teixeira Programa de Energia Nuclear COPPE Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Augusto Cesar de Castro Barbosa Instituto de Matemática e Estatística Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Ensino da Matemática, História da Matemática, Ensino Fundamental, Aprendizagem Significativa

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a História da Matemática como um recurso a ser utilizado em sala de aula no Ensino Fundamental, dando suporte ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Ele sugere uma reflexão sobre as vastas e ricas possibilidades de aplicação e exploração da História da Matemática, que pode ser potencializada com o apoio das novas tecnologias, demonstrando que é possível desenvolver um trabalho de descoberta e inovação, mesmo no nível fundamental, alcançando um nível de aprendizagem construído com bases ampliadas, dando sentido e significado ao conteúdo matemático, despertando habilidades e competências necessárias para o desenvolvimento cognitivo e social do aluno. Por meio do desenvolvimento do presente trabalho, foi possível observar que esse processo resulta na visão de que o conhecimento matemático é dinâmico e está em evolução com a história da humanidade, levando a entender a origem e o desenvolvimento do pensamento matemático e sendo capaz de formar o aluno com uma visão crítica mais apurada, além de desenvolver nele o pensamento lógico.

Biografia do Autor

Danielle Gonçalves Teixeira, Programa de Energia Nuclear COPPE Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e mestrado em Ciências Computacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é doutoranda em Engenharia Nuclear com ênfase em Física de Reatores no Programa de Engenharia Nuclear - COPPE/UFRJ e orientadora de TFC no Laboratório de Novas Tecnologias - LANTE/UFF. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: segregação, multicamadas, funções de green, metais de transição e interferência quântica, física de reatores do tipo PWR, reconstrução de potência e cálculos neutrônicos.

Augusto Cesar de Castro Barbosa, Instituto de Matemática e Estatística Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorado em Física pela UFF (1997), mestrado em Física, graguação em Física e em Matemática. De 1999 a 2011 foi Professor Adjunto e desde 2012 é Professor Associado do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua na área Multidisciplinar. Tem experiência na área de Física, em especial nos seguintes temas: interações magnéticas em sistemas de multicamadas metálicas, segregação de impurezas em ligas metálicas e ensino de Física. Desenvolve pesquisa também em Engenharia Mecânica, na parte de Aeroacústica, em ensino de Matemática e em Análise Numérica, trabalhando com problemas inversos em difusão. Desde 2003 atua também na área de Educação Ambiental

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Publicado

2018-02-23

Como Citar

de Castro Sena, R. E., Teixeira, D. G., & de Castro Barbosa, A. C. (2018). A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NAS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 7(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4398