A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NAS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Ensino da Matemática, História da Matemática, Ensino Fundamental, Aprendizagem SignificativaResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar a História da Matemática como um recurso a ser utilizado em sala de aula no Ensino Fundamental, dando suporte ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Ele sugere uma reflexão sobre as vastas e ricas possibilidades de aplicação e exploração da História da Matemática, que pode ser potencializada com o apoio das novas tecnologias, demonstrando que é possível desenvolver um trabalho de descoberta e inovação, mesmo no nível fundamental, alcançando um nível de aprendizagem construído com bases ampliadas, dando sentido e significado ao conteúdo matemático, despertando habilidades e competências necessárias para o desenvolvimento cognitivo e social do aluno. Por meio do desenvolvimento do presente trabalho, foi possível observar que esse processo resulta na visão de que o conhecimento matemático é dinâmico e está em evolução com a história da humanidade, levando a entender a origem e o desenvolvimento do pensamento matemático e sendo capaz de formar o aluno com uma visão crítica mais apurada, além de desenvolver nele o pensamento lógico.Downloads
Publicado
2018-02-23
Como Citar
de Castro Sena, R. E., Teixeira, D. G., & de Castro Barbosa, A. C. (2018). A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NAS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 7(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4398
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.