UTILIZAÇÃO DE MODELOS SINTÉTICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ANATOMIA HUMANA: UMA METODOLOGIA MODERNA E EFICAZ
Palabras clave:
anatomia humana. peças sintéticas. peças cadavéricas. ensino. saúde.Resumen
O artigo tem por finalidade analisar de forma comparativa a utilização de peças sintéticas e cadavéricas no estudo da anatomia do sistema cardiovascular. O estudo foi desenvolvido com um total de 18 acadêmicos ingressantes dos cursos de graduação de medicina e tecnólogo de estética da Universidade Grande Rio (UNIGRANRIO), divididos em dois grupos de forma aleatória: Grupo Peça Cadavérica (GPC) e Grupo Peça Sintética (GPS). Foi fundamentado em um pré-teste prático de identificação de estruturas anatômicas, com peças sintéticas e cadavéricas, seguido por aula pratica e depois por realização de pós-teste. Os dados coletados foram analisados pelo teste t de Student onde verificou-se as diferenças entre as médias das medidas. Tanto a utilização das peças sintéticas, quanto das cadavéricas apresentaram resultados significativos no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de anatomia. Contudo, pela fácil manipulação e identificação das estruturas anatômicas, as peças sintéticas apresentaram melhor aproveitamento no processo de ensino e aprendizagem por parte dos estudantes. Neste sentido, até pelo fato de haver escassez de trabalhos publicados referente ao tema em tela, compreende-se a necessidade de promover discussões e reflexões sobre o assunto em questão nos espaços acadêmicos, uma vez que a utilização de novas metodologias no processo de ensino-aprendizagem possibilita mudanças significativas tanto na construção quanto no compartilhamento de saberes.
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