O QUE É, SUAS ABORDAGENS E COMO APLICAR: COMPREENSÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores

  • Armando Paulo da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática
  • Fernando Francisco Pereira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maria Lucia de Carvalho Fontanini Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática

Palavras-chave:

Formação de Professores. Resolução de Problemas. Compreensões

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa que tinha como foco analisar as compreensões que alunos de um curso de Licenciatura em Matemática possuem acerca da Metodologia de Resolução de Problemas quanto oportunidade de ensino de Matemática. Utilizando-se de uma pesquisa qualitativa livre, quinze alunos foram submetidos a uma entrevista semiestruturada, gravada e posteriormente transcrita. Buscando respostas as questões: Qual a compreensão dos futuros professores acerca do conceito de “Problema”? Para que serve a Metodologia de Resolução de Problemas? Como trabalhar com a Metodologia de Resolução de Problemas em sala de aula? é que se deu a análise dos dados coletados. Os dados tratados a luz da Análise Textual Discursiva permitiram, ao final, concluir que os futuros professores concebem os conceitos e as teorias acerca das metodologias de ensino, em particular, a Resolução de Problemas. Porém, quanto a abordagem em sala de aula, os futuros professores apresentam incertezas que revelam a necessidade de promover uma formação que possibilite a reflexão de suas poucas experiências no ambiente de ensino.

Biografia do Autor

Armando Paulo da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática

Departamento Acadêmico da Matemática - DAMAT

Fernando Francisco Pereira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrando Profissional em Ensino de Matemática

Maria Lucia de Carvalho Fontanini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática

Departamento Acadêmico da Matemática - DAMAT

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

da Silva, A. P., Pereira, F. F., & de Carvalho Fontanini, M. L. (2019). O QUE É, SUAS ABORDAGENS E COMO APLICAR: COMPREENSÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5238