O QUE É, SUAS ABORDAGENS E COMO APLICAR: COMPREENSÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Palavras-chave:
Formação de Professores. Resolução de Problemas. CompreensõesResumo
Este artigo resulta de uma pesquisa que tinha como foco analisar as compreensões que alunos de um curso de Licenciatura em Matemática possuem acerca da Metodologia de Resolução de Problemas quanto oportunidade de ensino de Matemática. Utilizando-se de uma pesquisa qualitativa livre, quinze alunos foram submetidos a uma entrevista semiestruturada, gravada e posteriormente transcrita. Buscando respostas as questões: Qual a compreensão dos futuros professores acerca do conceito de “Problema”? Para que serve a Metodologia de Resolução de Problemas? Como trabalhar com a Metodologia de Resolução de Problemas em sala de aula? é que se deu a análise dos dados coletados. Os dados tratados a luz da Análise Textual Discursiva permitiram, ao final, concluir que os futuros professores concebem os conceitos e as teorias acerca das metodologias de ensino, em particular, a Resolução de Problemas. Porém, quanto a abordagem em sala de aula, os futuros professores apresentam incertezas que revelam a necessidade de promover uma formação que possibilite a reflexão de suas poucas experiências no ambiente de ensino.Downloads
Publicado
2019-12-16
Como Citar
da Silva, A. P., Pereira, F. F., & de Carvalho Fontanini, M. L. (2019). O QUE É, SUAS ABORDAGENS E COMO APLICAR: COMPREENSÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5238
Edição
Seção
Artigos
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