ENCONTRO FORMATIVO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS PERMEADO PELO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
TPACK. Ensino de Ciências. Tecnologias Digitais. Anos Iniciais., TPACK. Ensino de Ciências. Tecnologias Digitais. Anos Iniciais. , TPACK, ensino de ciências, tecnlogias digitais, Anos IniciaisResumo
: O presente estudo buscou identificar possíveis aprendizagens decorrentes de um encontro formativo com um grupo de doze professores dos Anos Iniciais, ancorado no TPACK, para o ensino de Ciências nos Anos Iniciais. Dentro dessa proposta, foi analisado um dos cinco encontros de uma formação continuada ocorrida no segundo semestre de 2019, para o uso de tecnologias digitais no ensino de Ciências e Matemática. Para tal análise, utilizou-se a abordagem qualitativa, sendo que os dados coletados através de questionário, videogravação, manuscritos dos docentes e diário de campo foram analisados de forma descritiva, com entrelaçamentos das lentes teóricas de Koehler e Mishra (2006; 2009) para o uso de tecnologias no ensino. Esse encontro apresentou como proposta de trabalho a interação e análise dos softwares Gravidade e órbitas e Solar System Scope – Online Model of Solar System and Night Sky. Da análise dos dados coletados, obteve-se indícios de avanços nos conhecimentos tecnológico (melhora na interação com softwares de duas interfaces) e nos conhecimentos de conteúdo (entendimento de que o Sol é um astro que se movimenta e da relação do eixo de inclinação da Terra com sua temperatura).Downloads
Publicado
2024-11-25
Como Citar
Bianchini, R., & Quartieri, M. T. (2024). ENCONTRO FORMATIVO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS PERMEADO PELO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 14(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6702
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Educação, Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.