ENCONTRO FORMATIVO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS PERMEADO PELO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Palavras-chave:

TPACK. Ensino de Ciências. Tecnologias Digitais. Anos Iniciais., TPACK. Ensino de Ciências. Tecnologias Digitais. Anos Iniciais. , TPACK, ensino de ciências, tecnlogias digitais, Anos Iniciais

Resumo

: O presente estudo buscou identificar possíveis aprendizagens decorrentes de um encontro formativo com um grupo de doze professores dos Anos Iniciais, ancorado no TPACK, para o ensino de Ciências nos Anos Iniciais. Dentro dessa proposta, foi analisado um dos cinco encontros de uma formação continuada ocorrida no segundo semestre de 2019, para o uso de tecnologias digitais no ensino de Ciências e Matemática. Para tal análise, utilizou-se a abordagem qualitativa, sendo que os dados coletados através de questionário, videogravação, manuscritos dos docentes e diário de campo foram analisados de forma descritiva, com entrelaçamentos das lentes teóricas de Koehler e Mishra (2006; 2009) para o uso de tecnologias no ensino. Esse encontro apresentou como proposta de trabalho a interação e análise dos softwares Gravidade e órbitas e Solar System Scope – Online Model of Solar System and Night Sky. Da análise dos dados coletados, obteve-se indícios de avanços nos conhecimentos tecnológico (melhora na interação com softwares de duas interfaces) e nos conhecimentos de conteúdo (entendimento de que o Sol é um astro que se movimenta e da relação do eixo de inclinação da Terra com sua temperatura).

Biografia do Autor

Rejane Bianchini, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Mestra em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES (2018-2020), área de concentração em Ensino de Ciências Exatas, linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências Exatas; Especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2016); Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2011); Graduação em Ciências - Habilitação: Matemática pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2008). Atua como professora alfabetizadora na EMEF Lauro Mathias Muller. Tem experiência como docente de alfabetização e matemática na Educação Básica, em Coordenação Pedagógica no Ensino Fundamental, em tutoria matemática em cursinho Pré-vestibular e em tutoria presencial em curso de graduação

Marli Teresinha Quartieri, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui graduação em Ciências - Licenciatura de 1º Grau pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1987), graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1989), especialização em Educação Matemática pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1998), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), doutorado em Educação pela Universidade Vale do Rio dos Sinos - RS. Atualmente é professora da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, atuando nos cursos de graduação e de Pós-graduação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas e no Programa em Ensino). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Tem experiência na área de Ciências Exatas, com ênfase no Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, investigação matemática, formação de professores, uso de tecnologias no ensino de Matemática

Downloads

Publicado

2024-11-25

Como Citar

Bianchini, R., & Quartieri, M. T. (2024). ENCONTRO FORMATIVO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS PERMEADO PELO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 14(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6702