POR UM DIÁLOGO GADAMERIANO NA EDUCAÇÃO QUÍMICA

PERCEBER, EXPERIENCIAR E INTERPRETAR PARA COMPREENDER

Autores

Palavras-chave:

Diálogo Hermenêutico, Educação Química, Hans-Georg Gadamer, Hermenêutica Filosófica

Resumo

Neste trabalho, buscamos por meio da Hermenêutica Filosófica de Hans-Georg Gadamer, identificar a partir do diálogo possibilidades de contribuição para a Educação Química. Iniciamos com sentidos atribuídos à palavra Hermenêutica até o filósofo alemão Gadamer, passando por algumas de suas principais ideias em sua obra Verdade e Método, como também algumas das influências dela decorrentes. Para Gadamer, é por meio do diálogo que se realiza a compreensão, por isto, procuramos compreender melhor o diálogo e a Hermenêutica Filosófica deste filósofo. Abordarmos a experiência hermenêutica que exige a primazia da pergunta, isto é, a importância da pergunta em Gadamer. A partir disso adensamos o diálogo como  experiência com a tradição histórica, a estética e a ética. Além disso, consideramos o diálogo pedagógico como o conceito gadameriano de fusões de horizonte com implicações para a educação. Por fim, propomos um diálogo hermenêutico com possibilidades de considerá-lo na Educação Química em consonância com com a experiência hermenêutica do perguntar, do dialogar com a tradição histórica, com a estética e a ética.

Biografia do Autor

Robson Simplicio de Sousa, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professor Adjunto do Departamento de Educação, Ensino e Ciências da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Líder do Grupo de Pesquisa JANO: Filosofia e História na Educação em Ciências.

Mariana da Silva Garcia, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Exatas com habilitação em Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Maria do Carmo Galiazzi, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Educação. Professora Titular Aposentada na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora Voluntária no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande.

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Publicado

2024-11-25

Como Citar

Sousa, R. S. de, Garcia, M. da S., & Galiazzi, M. do C. (2024). POR UM DIÁLOGO GADAMERIANO NA EDUCAÇÃO QUÍMICA: PERCEBER, EXPERIENCIAR E INTERPRETAR PARA COMPREENDER. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 14(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7196