POR UM DIÁLOGO GADAMERIANO NA EDUCAÇÃO QUÍMICA
PERCEBER, EXPERIENCIAR E INTERPRETAR PARA COMPREENDER
Palavras-chave:
Diálogo Hermenêutico, Educação Química, Hans-Georg Gadamer, Hermenêutica FilosóficaResumo
Neste trabalho, buscamos por meio da Hermenêutica Filosófica de Hans-Georg Gadamer, identificar a partir do diálogo possibilidades de contribuição para a Educação Química. Iniciamos com sentidos atribuídos à palavra Hermenêutica até o filósofo alemão Gadamer, passando por algumas de suas principais ideias em sua obra Verdade e Método, como também algumas das influências dela decorrentes. Para Gadamer, é por meio do diálogo que se realiza a compreensão, por isto, procuramos compreender melhor o diálogo e a Hermenêutica Filosófica deste filósofo. Abordarmos a experiência hermenêutica que exige a primazia da pergunta, isto é, a importância da pergunta em Gadamer. A partir disso adensamos o diálogo como experiência com a tradição histórica, a estética e a ética. Além disso, consideramos o diálogo pedagógico como o conceito gadameriano de fusões de horizonte com implicações para a educação. Por fim, propomos um diálogo hermenêutico com possibilidades de considerá-lo na Educação Química em consonância com com a experiência hermenêutica do perguntar, do dialogar com a tradição histórica, com a estética e a ética.
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