QUESTÕES DE SEGURANÇA E DO MEIO AMBIENTE A PARTIR DO COTIDIANO DE ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL ARTICULADAS COM O ENSINO EM MATEMÁTICA E CIÊNCIAS

Autores

Palavras-chave:

questões sociocientíficas, perspectiva da matemática realista, ensino de ciências, ensino de matemática, educação básica.

Resumo

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa ainda em desenvolvimento e tem como foco estabelecer e debater a relação entre o ensino em matemática e ciências. Por meio de questões identificadas na análise de narrativas de alunos do 9º ano de uma escola estadual localizada no município de São João de Meriti, desenvolvemos um aprendizado de conceitos de matemática e ciências, a partir de referenciais da Perspectiva da Matemática Realista de Freudenthal e das Questões Sociocientíficas de  Pérez, Carvalho e Gutierez que se articulam teoricamente por meio do estudo do cotidiano. Esse referencial foi relevante para melhor incorporar ao ensino às questões sociocientíficas contribuindo para a construção de conhecimentos a partir do contexto específico do aluno. Trata-se de estudo qualitativo, seguindo como referencial metodológico, a análise das narrativas por meio do conteúdo e da argumentação. Neste artigo trazemos a análise das narrativas dos alunos, nas quais foram identificadas as questões  que fazem parte do cotidiano deles, tais como a segurança, a poluição, o desrespeito no trânsito e nas relações interpessoais entre outras.

Biografia do Autor

Stefannie Dusek, IFRJ

Mestranda em Ensino de Ciências (IFRJ), possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e Especialização em Educação Especial na visão de educação inclusiva (2018), . Atualmente é professora de matemática no Governo do Estado do Rio de Janeiro e professora - Colégio Santa Maria- ensino fundamental e ensino médio . Escritora de material didático pela SEEDUC. Professora do programa OBmep nas escolas públicas. Pesquisadora do grupo de pesquisa GEMEC- IFRJ.

Adriana Maria de Oliveira Rodrigues de Melo, IFRJ

Mestranda em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro.Integrante do grupo de pesquisa GEMEC, do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (2001). Especialista em Psicomotricidade e em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente é Professor II da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias. Durante dois anos esteve como Diretora de uma Unidade Escolar de Educação Infantil na rede de Duque de Caxias, após licença maternidade, retornou para sala de aula como Professora de Educação Infantil.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Faz parte do grupo de Arte-Educação "Sol da Clave". E como escritora integra a antologia "Encantadores de Letras", com poemas diversos. É associada à Sociedade Brasileira de Física.

Maria Cristina do Amaral Moreira, IFRJ

Doutora (2013) em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Nutes, UFRJ. Graduação em Ciências Biológicas na USU, com especialização em ensino de Biologia pela UFF. Pós-Doc (2018/2019) na UNIRIO (RJ). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, atua nos cursos de Doutorado e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e na Licenciatura em Física do IFRJ, Nilópolis. Com a experiência na área de Ensino de Ciências, tem a pesquisa voltada para os seguintes temas: Formação de professores, Livro didático de ciências, Experimentação no ensino de ciências, Linguagem da ciência. Atualmente encontra-se no cargo de Coordenação do curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) do Instituto Federal do Rio de Janeiro, modalidade Profissional - Mestrado e Doutorado, no campus de Nilópolis.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

Dusek, S., Melo, A. M. de O. R. de, & Moreira, M. C. do A. (2023). QUESTÕES DE SEGURANÇA E DO MEIO AMBIENTE A PARTIR DO COTIDIANO DE ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL ARTICULADAS COM O ENSINO EM MATEMÁTICA E CIÊNCIAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 13(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7200