QUESTÕES DE SEGURANÇA E DO MEIO AMBIENTE A PARTIR DO COTIDIANO DE ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL ARTICULADAS COM O ENSINO EM MATEMÁTICA E CIÊNCIAS
Palavras-chave:
questões sociocientíficas, perspectiva da matemática realista, ensino de ciências, ensino de matemática, educação básica.Resumo
Este artigo apresenta parte de uma pesquisa ainda em desenvolvimento e tem como foco estabelecer e debater a relação entre o ensino em matemática e ciências. Por meio de questões identificadas na análise de narrativas de alunos do 9º ano de uma escola estadual localizada no município de São João de Meriti, desenvolvemos um aprendizado de conceitos de matemática e ciências, a partir de referenciais da Perspectiva da Matemática Realista de Freudenthal e das Questões Sociocientíficas de Pérez, Carvalho e Gutierez que se articulam teoricamente por meio do estudo do cotidiano. Esse referencial foi relevante para melhor incorporar ao ensino às questões sociocientíficas contribuindo para a construção de conhecimentos a partir do contexto específico do aluno. Trata-se de estudo qualitativo, seguindo como referencial metodológico, a análise das narrativas por meio do conteúdo e da argumentação. Neste artigo trazemos a análise das narrativas dos alunos, nas quais foram identificadas as questões que fazem parte do cotidiano deles, tais como a segurança, a poluição, o desrespeito no trânsito e nas relações interpessoais entre outras.Downloads
Publicado
2023-12-14
Como Citar
Dusek, S., Melo, A. M. de O. R. de, & Moreira, M. C. do A. (2023). QUESTÕES DE SEGURANÇA E DO MEIO AMBIENTE A PARTIR DO COTIDIANO DE ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL ARTICULADAS COM O ENSINO EM MATEMÁTICA E CIÊNCIAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 13(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7200
Edição
Seção
Artigos
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