LITERACIDAD DIGITAL Y MULTIMODALIDAD EN LA ENSEÑANZA DE PRODUCCIÓN TEXTUAL DEL ESPAÑOL A TRAVÉS DEL PADLET

Autores

Palavras-chave:

Lengua española, Enseñanza de producción textual, Secuencia didáctica, Padlet

Resumo

En este trabajo, tenemos como objetivo proponer una secuencia didáctica para la enseñanza de la producción de textos en lengua española con el género artículo de opinión a partir del uso de la aplicación padlet, considerando sus funcionalidades como una herramienta colaborativa que ha sido ampliamente utilizada durante la enseñanza remota de emergencia. La secuencia didáctica en cuestión está dirigida a estudiantes de español de nivel intermedio. Nos basamos teóricamente en autores como Bezemer y Kress (2015), Coscarelli (2016), Kersch y Dornelles (2021) y Ribeiro (2018) para proponer actividades que tienen como objetivo integrar diferentes posibilidades de literacidad a la enseñanza de la producción textual por medio del género artículo de opinión. A partir de la propuesta de secuencia didáctica (Dolz, Noverraz y Schnewly, 2004), nos dimos cuenta de que el padlet es un entorno virtual rico en posibilidades de interacción, permitiendo a sus usuarios desarrollar las actividades de producción textual y de reescritura de forma colaborativa y con la tutoría del docente durante todo el proceso.

Biografia do Autor

Maria Elízia Cavalcante Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Licenciada em Letras, com habilitação em Língua Inglesa e respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, cursando Letras/Língua Espanhola na mesma instituição. Possui experiência com ensino de língua espanhola com participação no Programa Residência Pedagógica no ano de 2019. Atua como professora de Língua Inglesa no Ensino Básico na rede Estadual do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Tem interesse nas áreas de Multimodalidade e Multiletramentos, Literatura, Ensino e Ensino de Línguas Estrangeiras.

  

Tatiana Lourenço de Carvalho, Professora Adjunta de Língua Espanhola da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UERN / 2021-2024

Professora Adjunta III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) onde atua na graduação e na pós-graduação. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) - 2021-2024. Doutora pela Universidad de Salamanca (USAL) no Programa de Doutorado Español: investigación avanzada en Lengua y Literatura, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Ciência sem Fronteiras (Doutorado pleno no exterior). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com pesquisa financiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e graduada em Letras: Português-Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro dos grupos de pesquisa: Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras (EALE), do DLE/UERN, Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) do PPGL/UERN, Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso Crítica: representações, ideologias e letramentos (GPADC) do PosLA/UECE e Tecnologias para o Ensino Comunicativo de Línguas Estrangeiras (TECLE) do DLE/UFC. Atua na área de Linguística Aplicada com ênfase no ensino de espanhol, tecnologias digitais para a comunicação escrita, letramentos na web, formação de professores, Educação a Distância (EaD).

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Publicado

2022-10-21

Como Citar

Cavalcante Costa, M. E., & de Carvalho, T. L. (2022). LITERACIDAD DIGITAL Y MULTIMODALIDAD EN LA ENSEÑANZA DE PRODUCCIÓN TEXTUAL DEL ESPAÑOL A TRAVÉS DEL PADLET. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 27(53), 4–23. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/7347

Edição

Seção

Dossiê temático: Práticas de Ensino e tecnologia em tempos de crise