TEMPOS DE PANDEMIA- DA INSTABILIDADE À CRIATIVIDADE: O DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DE REALIDADE AUMENTADA (RA) PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ADICIONAIS

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias, Línguas adicionais, Ensino e aprendizagem

Resumo

Neste trabalho será apresentado um produto tecnológico desenvolvido em meio ao caos da pandemia de Covid-19, que tem por intuito melhorar o processo de ensino e aprendizagem de línguas adicionais, aliando tecnologia e materiais lúdicos. Trata-se de um aplicativo de Realidade Aumentada (RA) intitulado RAL (Realidade Aumentada no Ensino e Aprendizagem de Línguas Adicionais). Essa ferramenta tem o objetivo de fazer a tradução de palavras e o enriquecimento do vocabulário com o uso de elementos em 3D (3Dimensões). Sendo assim, pretende-se, mostrar que o período de isolamento social, apesar de ter deixado legados negativos, foi um período de reflexão, teste e inovação dentro do contexto educacional, que resultou em projetos promissores como este. Visto isso, será apresentado ao longo do trabalho o conceito de RA, o desenvolvimento do aplicativo RAL e seu embasamento teórico na aprendizagem ergódica (LEFFA E BEVILÁQUA, 2020). Da mesma forma, será abordada a metodologia DBR, que fundamenta a pesquisa, e será exemplificado o funcionamento do aplicativo. Além disso, busca-se pensar no professor como um intelectual transformador que promove melhorias na educação ao invés de um agente que somente cumpre as normas de documentos educativos (GIROUX, 1997). Com isso, procura-se contribuir com a área de ensino e aprendizagem de línguas adicionais, por meio do aplicativo RAL, bem como objetiva-se contribuir com o fazer docente, de modo a pensar em um professor que age de acordo com o seu contexto educativo e busca envolver-se na luta de uma educação que vise o pensamento crítico.

Biografia do Autor

Emanuele Krewer, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestranda em Letras, área de concentração Estudos da Linguagem. Cursou licenciatura em Letras- Português e Espanhol na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo. Participante do POLIFONIA (Grupo de Pesquisas em Políticas Linguísticas, Formação de Professores e Novas Tecnologias para o Ensino de Línguas), registrado no diretório de grupos do CNPq. É participante do projeto INOVA-LETRAS: TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE LÍNGUAS e participa do projeto FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE. Além disso, tem interesse no ensino e aprendizagem de línguas, tecnologias educacionais e políticas linguísticas. É Autora e Produtora do Aplicativo RAL (REALIDADE AUMENTADA (RA) NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS)

Downloads

Publicado

2022-10-21

Como Citar

Krewer, E. (2022). TEMPOS DE PANDEMIA- DA INSTABILIDADE À CRIATIVIDADE: O DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DE REALIDADE AUMENTADA (RA) PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ADICIONAIS. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 27(53), 24–38. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/7369

Edição

Seção

Dossiê temático: Práticas de Ensino e tecnologia em tempos de crise