TEMPOS DE PANDEMIA- DA INSTABILIDADE À CRIATIVIDADE: O DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DE REALIDADE AUMENTADA (RA) PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ADICIONAIS
Palavras-chave:
Tecnologias, Línguas adicionais, Ensino e aprendizagemResumo
Neste trabalho será apresentado um produto tecnológico desenvolvido em meio ao caos da pandemia de Covid-19, que tem por intuito melhorar o processo de ensino e aprendizagem de línguas adicionais, aliando tecnologia e materiais lúdicos. Trata-se de um aplicativo de Realidade Aumentada (RA) intitulado RAL (Realidade Aumentada no Ensino e Aprendizagem de Línguas Adicionais). Essa ferramenta tem o objetivo de fazer a tradução de palavras e o enriquecimento do vocabulário com o uso de elementos em 3D (3Dimensões). Sendo assim, pretende-se, mostrar que o período de isolamento social, apesar de ter deixado legados negativos, foi um período de reflexão, teste e inovação dentro do contexto educacional, que resultou em projetos promissores como este. Visto isso, será apresentado ao longo do trabalho o conceito de RA, o desenvolvimento do aplicativo RAL e seu embasamento teórico na aprendizagem ergódica (LEFFA E BEVILÁQUA, 2020). Da mesma forma, será abordada a metodologia DBR, que fundamenta a pesquisa, e será exemplificado o funcionamento do aplicativo. Além disso, busca-se pensar no professor como um intelectual transformador que promove melhorias na educação ao invés de um agente que somente cumpre as normas de documentos educativos (GIROUX, 1997). Com isso, procura-se contribuir com a área de ensino e aprendizagem de línguas adicionais, por meio do aplicativo RAL, bem como objetiva-se contribuir com o fazer docente, de modo a pensar em um professor que age de acordo com o seu contexto educativo e busca envolver-se na luta de uma educação que vise o pensamento crítico.Downloads
Publicado
2022-10-21
Como Citar
Krewer, E. (2022). TEMPOS DE PANDEMIA- DA INSTABILIDADE À CRIATIVIDADE: O DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DE REALIDADE AUMENTADA (RA) PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ADICIONAIS. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 27(53), 24–38. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/7369
Edição
Seção
Dossiê temático: Práticas de Ensino e tecnologia em tempos de crise