ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A TECNOLOGIA E SUAS FERRAMENTAS NO ENSINO REMOTO

Autores

Palavras-chave:

Ensino remoto, Língua inglesa, Estágio supervisionado.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar um relato das experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado de Língua Inglesa, na modalidade remota. Os contextos foram diversos e envolveram tanto o ensino privado e bilíngue quanto o ensino público. No primeiro, realizou-se a gravação de videoaulas que reforçavam o conteúdo trabalhado regularmente pelo professor titular, no 7º ano do Ensino Fundamental II; no segundo, foi desenvolvido um curso de extensão com aulas ao vivo pelo Google Meet para o Ensino Médio. Pretende-se, aqui, discutir o uso das TICs (tecnologias da informação e da comunicação), que foram o caminho encontrado para realização dessas aulas durante o período de pandemia de COVID-19. O estudo é pautado em teóricos como Pimenta e Lima (2006; 2012), a respeito da relação entre teoria e prática no estágio; Paiva (2006; 2019), Gee (2004) e Leffa (2020), sobre a interação e o uso de tecnologias no processo de aprendizagem, e Sousa, Oliveira e Martins (2020), que discutem os desafios do ensino remoto.

 

Biografia do Autor

Nelci Alves Coelho Silvestre, Universidade Estadual de Maringá

Professora Adjunta na Universidade Estadual de Maringá. Possui Doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina e Mestrado em Comunicação e Poéticas Visuais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Letras, atuando no ensino de Língua Inglesa, formação de professores, bem como nos estudos Pós-coloniais com ênfase nos estudos das diferenças, multiculturalismo, diáspora e feminismo, sobre os quais possui publicações em revistas especializadas. Coordenou o projeto de Letras-Inglês do PIBID na UEM, de setembro de 2015 a março de 2016. Atuou no PFI como orientadora pedagógica em 2017. Atualmente participa do grupo de pesquisa GEMUP – Grupo de Estudos em Multiculturalismo e Pós-Colonialismo.

Aline Priscilla Brancalhão Züge, Universidade Estadual de Maringá

Professora assistente do Departamento de Letras Modernas da Universidade Estadual de Maringá e professora formadora no Centro Superior  de Maringá. Doutoranda (2020 - ) e Mestre (2016) em Letras (Ensino- aprendizagem de línguas) pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Ensino de Língua Estrangeira e Práticas Tradutórias.

Daiara Neri Godoy Franzão, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Letras Português e Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (2022). Mestranda em Estudos Linguísticos pela mesma universidade.

Marisa Emmer, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (2022). Graduação em Geografia (Licenciatura)pela Universidade Estadual de Maringá (1992), graduação em Geografia ( Bacharelado)pela Universidade Estadual de Maringá (1994) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002).

Downloads

Publicado

2022-10-21

Como Citar

Silvestre, N. A. C., Brancalhão Züge, A. P., Godoy Franzão, D. N., & Emmer, M. (2022). ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A TECNOLOGIA E SUAS FERRAMENTAS NO ENSINO REMOTO. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 27(53), 52–72. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/7412

Edição

Seção

Dossiê temático: Práticas de Ensino e tecnologia em tempos de crise