ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A TECNOLOGIA E SUAS FERRAMENTAS NO ENSINO REMOTO
Palavras-chave:
Ensino remoto, Língua inglesa, Estágio supervisionado.Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar um relato das experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado de Língua Inglesa, na modalidade remota. Os contextos foram diversos e envolveram tanto o ensino privado e bilíngue quanto o ensino público. No primeiro, realizou-se a gravação de videoaulas que reforçavam o conteúdo trabalhado regularmente pelo professor titular, no 7º ano do Ensino Fundamental II; no segundo, foi desenvolvido um curso de extensão com aulas ao vivo pelo Google Meet para o Ensino Médio. Pretende-se, aqui, discutir o uso das TICs (tecnologias da informação e da comunicação), que foram o caminho encontrado para realização dessas aulas durante o período de pandemia de COVID-19. O estudo é pautado em teóricos como Pimenta e Lima (2006; 2012), a respeito da relação entre teoria e prática no estágio; Paiva (2006; 2019), Gee (2004) e Leffa (2020), sobre a interação e o uso de tecnologias no processo de aprendizagem, e Sousa, Oliveira e Martins (2020), que discutem os desafios do ensino remoto.