ESCREVER PARA QUEM? WATTPAD, UMA FERRAMENTA PARA PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA

Autores

  • Thayanny Kelinny Vasconcelos de Lima Univerdidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Ananias Agostinho da silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Luciana Carla da Silva Amaral

Palavras-chave:

Leitura, escrita, wattpad.

Resumo

Neste artigo, analisamos a utilização do wattpad como ferramenta metodológica para o ensino da leitura e da escrita. Para tanto, tomamos por norte a Linguística Textual, mais especificamente os trabalhos de Marcuschi (2008) e Koch (2014, 2017 e 2018), para fundamentar a discussão sobre o ensino de escrita e de leitura, em diálogo com a concepção de gênero de Bakhtin (2016)). O corpus se constitui de textos do gênero conto policial, produzidos por uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, de uma escola privada de Parnamirim/RN e compartilhados no Wattpad na categoria mistério e suspense, pois é nesta categoria que os textos policiais se enquadram. O Wattpad se configura como uma das ferramentas mais utilizadas no mundo para a publicação independente de narrativa de autores desconhecidos, além de atrair o público adolescente para a leitura constante das histórias que nela são contadas. Por isso, o objetivo geral deste trabalho foi identificar como ferramentas digitais como esta podem ser exploradas no ensino das habilidades de leitura e de produção de textos na escola básica. Os resultados alcançados apontaram que, ao levar em conta que estavam escrevendo textos para serem publicados, os alunos entenderam que precisavam seguir os constrangimentos da plataforma e escrever um texto que se enquadrasse no gênero proposto, no caso, conto policial. Essa escrita deveria ser uma narrativa que causasse interesse nos leitores e que contivesse uma escrita sem desvios gramaticais. Isso gerou uma produção, de fato contextualizada, social, com um objetivo comunicacional e interativo.

 

Biografia do Autor

Ananias Agostinho da silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2012). Graduado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2010). É professor adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, atuando no Departamento de Ciências Humanas, do Campus Multidisciplinar de Angicos

Downloads

Publicado

2022-10-21

Como Citar

Vasconcelos de Lima, T. K., da silva, A. A., & da Silva Amaral, L. C. (2022). ESCREVER PARA QUEM? WATTPAD, UMA FERRAMENTA PARA PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 27(53), 95–113. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/7420

Edição

Seção

Dossiê temático: Práticas de Ensino e tecnologia em tempos de crise