ESCREVER PARA QUEM? WATTPAD, UMA FERRAMENTA PARA PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA
Palavras-chave:
Leitura, escrita, wattpad.Resumo
Neste artigo, analisamos a utilização do wattpad como ferramenta metodológica para o ensino da leitura e da escrita. Para tanto, tomamos por norte a Linguística Textual, mais especificamente os trabalhos de Marcuschi (2008) e Koch (2014, 2017 e 2018), para fundamentar a discussão sobre o ensino de escrita e de leitura, em diálogo com a concepção de gênero de Bakhtin (2016)). O corpus se constitui de textos do gênero conto policial, produzidos por uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, de uma escola privada de Parnamirim/RN e compartilhados no Wattpad na categoria mistério e suspense, pois é nesta categoria que os textos policiais se enquadram. O Wattpad se configura como uma das ferramentas mais utilizadas no mundo para a publicação independente de narrativa de autores desconhecidos, além de atrair o público adolescente para a leitura constante das histórias que nela são contadas. Por isso, o objetivo geral deste trabalho foi identificar como ferramentas digitais como esta podem ser exploradas no ensino das habilidades de leitura e de produção de textos na escola básica. Os resultados alcançados apontaram que, ao levar em conta que estavam escrevendo textos para serem publicados, os alunos entenderam que precisavam seguir os constrangimentos da plataforma e escrever um texto que se enquadrasse no gênero proposto, no caso, conto policial. Essa escrita deveria ser uma narrativa que causasse interesse nos leitores e que contivesse uma escrita sem desvios gramaticais. Isso gerou uma produção, de fato contextualizada, social, com um objetivo comunicacional e interativo.