LETRAMENTO E AVALIAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE ALUNO LETRADO

Autores/as

  • Marina da Glória Perrucho dos Santos Unigranrio
  • Rosane Cristina de Oliveira UNIGRANRIO
  • Márcio Luiz Corrêa Vilaça Unigranrio

Resumen

O presente artigo busca refletir sobre as concepções de letramento que servem como base para a construção das provas em larga escala, como a Prova Brasil. A reflexão gira em torno do letramento individual e social, desafio que se coloca frente à escola e educadores diante de uma nova geração de aprendizes, crianças e adolescentes que estão crescendo e vivenciando os avanços da sociedade. Devido à importância que as avaliações nacionais vêm apresentando, intencionamos apreender, por meio da análise de dados e os exemplos das provas, o momento em que as políticas externas de avaliação tentam manter a estrutura do letramento interferindo no desenvolvimento do alunado. O artigo procura apresentar um panorama geral da Prova Brasil e do IDEB com as habilidades de leitura avaliada. As considerações sobre a comparação dessas habilidades busca evidenciar a restrição ao letramento adotado pela Prova Brasil, IDEB e pela escola, discutindo algumas das possíveis implicações da avaliação do letramento para a escola básica. As políticas das avaliações em larga escala vêm monopolizando saberes ao avaliar aspectos superficiais do conhecimento, que passa a ser exigido de acordo com a demanda dos resultados, com foco nos índices de aprovação escolar. Nesse sentido, a avaliação segue como um processo de formação de letramento a partir do momento em que esse fenômeno sobressai às outras práticas previstas dentro da avaliação.

Biografía del autor/a

Marina da Glória Perrucho dos Santos, Unigranrio

Mestre em Humanidades, Culturas e Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio.

Márcio Luiz Corrêa Vilaça, Unigranrio

Doutor em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal Fluminense. Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio.

Publicado

2017-09-04

Cómo citar

dos Santos, M. da G. P., Oliveira, R. C. de, & Vilaça, M. L. C. (2017). LETRAMENTO E AVALIAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE ALUNO LETRADO. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 17(43), 4–21. Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/4589

Número

Sección

Artigos