A memória do imigrante no romance How the García Girls Lost their Accents, de Julia Alvarez

Autores

  • Tito Matias-Ferreira, Jr. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Palavras-chave:

escrita imigrante, memória, Julia Alvarez

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar, primeiramente, o uso das memórias da esfera familiar como uma das estratégias essenciais empregadas por escritores imigrantes para rememorar sua(s) identidade(s). Julia Alvarez, em sua obra, reflete genealogicamente sobre a condição imigrante da família García uma vez que ela não descreve somente as memórias das irmãs García seja nos EUA ou na República Dominicana. Alvarez se lembra de estórias que as García ouviram de suas tias, tios, avós, etc. Além disso, a significância da escrita das reminiscências do âmbito familiar será investigada como um meio de apresentar a coletividade da escrita imigrante e, mais importante, como um meio que escritores imigrantes de diferentes lugares usam para se sentirem conectados uns com os outros. Finalmente, haverá uma discussão sobre a maneira pela qual a Literatura aproxima as memórias individuais e coletivas ao permitir que escritores imigrantes falem de suas muitas estórias para construir a história da contemporaneidade.

Biografia do Autor

Tito Matias-Ferreira, Jr., Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Doutorando e Mestre em Estudos da Linguagem, área de concentração: Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pós-graduado (Especialização) em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Possui Aperfeiçoamento em Reciprocal Academic Exchange Program: Letras (Linguística e Educação) pela Universidade do Texas em Austin (UT) e Graduação em Letras - Licenciatura e Bacharelado - pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi Leitor de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Cultura Brasileira da University of the West Indies - Cave Hill Campus - Barbados (Caribe) por meio do programa de Leitorado diplomático promovido pelo Ministério de Relações Exteriores/Itamaray e pela CAPES. Atualmente é Professor Efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

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Publicado

2017-09-04

Como Citar

Matias-Ferreira, Jr., T. (2017). A memória do imigrante no romance How the García Girls Lost their Accents, de Julia Alvarez. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 17(43), 48–64. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/4408

Edição

Seção

Artigos