TERRITÓRIOS DA EDUCAÇÃO:
Uma abordagem geográfica sobre a rede de ensino profissional e tecnológico no Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave:
Ensino Profissional. Rede Federal de EPT. Geografia. Estado do Rio de Janeiro.Resumo
O presente artigo pretende analisar os fatores que justificam a presença da rede federal de Ensino Profissional e Tecnológico (EPT) no Estado do Rio de Janeiro, a partir de algumas categorias geográficas, permitindo compreender as desigualdades socioespaciais do território fluminense, avaliando até que ponto a escolha destes territórios pode diluir tais disparidades, que é um dos princípios da rede EPT. Foram escolhidas oito cidades, utilizando como critério a população absoluta, com limite de 55.000 pessoas residentes e que representam as sete regiões de governo do estado do Rio de Janeiro onde estão instaladas todas as outras unidades de EPT. O objetivo do estudo é gerar uma reflexão sobre a importância da análise geográfica nas definições dos territórios das EPT’s. A metodologia utilizada é de cunho quali-quantitativo, baseada na análise de dados de órgãos estatísticos e cartográficos, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (CEPERJ), bem como a pesquisa bibliográfica pertinente. Espera-se que o texto traga uma visão sobre o papel da rede federal de EPT, principalmente para as cidades do interior do estado, a partir de uma visão espacial.
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