TERRITÓRIOS DA EDUCAÇÃO:

Uma abordagem geográfica sobre a rede de ensino profissional e tecnológico no Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Marcelo Henrique da Silva Borges Colégio Pedro II / PROFEPT
  • Adjovanes Thadeu Silva de Almeida Colégio Pedro II / Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT).

Palavras-chave:

Ensino Profissional. Rede Federal de EPT. Geografia. Estado do Rio de Janeiro.

Resumo

O presente artigo pretende analisar os fatores que justificam a presença da rede federal de Ensino Profissional e Tecnológico (EPT) no Estado do Rio de Janeiro, a partir de algumas categorias geográficas, permitindo compreender as desigualdades socioespaciais do território fluminense, avaliando até que ponto a escolha destes territórios pode diluir tais disparidades, que é um dos princípios da rede EPT.  Foram escolhidas oito cidades, utilizando como critério a população absoluta, com limite de 55.000 pessoas residentes e que representam as sete regiões de governo do estado do Rio de Janeiro onde estão instaladas todas as outras unidades de EPT.  O objetivo do estudo é gerar uma reflexão sobre a importância da análise geográfica nas definições dos territórios das EPT’s. A metodologia utilizada é de cunho quali-quantitativo, baseada na análise de dados de órgãos estatísticos e cartográficos, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (CEPERJ), bem como a pesquisa bibliográfica pertinente. Espera-se que o texto traga uma visão sobre o papel da rede federal de EPT, principalmente para as cidades do interior do estado, a partir de uma visão espacial.

Biografia do Autor

Marcelo Henrique da Silva Borges, Colégio Pedro II / PROFEPT

Discente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ( PROFEPT) do Colégio Pedro II; Especialista em Planejamento Ambiental, gerenciamento de bacias hidrográficas (UFF); Bacharel e Licenciado em Geografia (UERJ); professor do Colégio Brigadeiro Newton Braga - [email protected]

Adjovanes Thadeu Silva de Almeida, Colégio Pedro II / Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT).

Doutor em História (UFRJ), Mestre em Educação (UERJ), graduado em História (UERJ). Professor titular do departamento de História do Colégio Pedro II; docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT).

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

Silva Borges, M. H. da, & Almeida, A. T. S. de. (2024). TERRITÓRIOS DA EDUCAÇÃO: : Uma abordagem geográfica sobre a rede de ensino profissional e tecnológico no Estado do Rio de Janeiro. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 31(57). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/7995