ESTIGMA, RÓTULO E DISCRIMINAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO À LUZ DA IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA
Resumo
O artigo é resultado de um estudo de caso onde se buscou entender quais características circunscrevem as interações sociais dos alunos em salas de aula e em seus espaços de convívio em relação aos estigmas, rótulos e discriminações. À luz da temática, foram analisados fatores objetivos, subjetivos e simbólicos que se estruturam nas interações face a face utilizando para isso referencial teórico apoiado em Norbert Elias (1996), Erving Goffman (1963) e Howard S. Becker (1963). Estes autores utilizaram conceitos-chave para explicar situações em que indivíduos e grupos podem vir a ter a existência diminuída ou negativada por algum atributo pessoal que possuam. As atividades para obter material empírico foram realizadas no Colégio CEEP Castaldi de Londrina/PR com alunos do ensino-técnico ADM do terceiro ano no período vespertino. O método escolhido foi a observação participante do modus vivendi dos alunos em sala de aula e como procedimentos de pesquisa houve também a aplicação de atividades em sala com a temática do ‘estigma e discriminação’ e entrevistas.