ESTIGMA, RÓTULO E DISCRIMINAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO À LUZ DA IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA

Autores

Resumo

O artigo é resultado de um estudo de caso onde se buscou entender quais características circunscrevem as interações sociais dos alunos em salas de aula e em seus espaços de convívio em relação aos estigmas, rótulos e discriminações. À luz da temática, foram analisados fatores objetivos, subjetivos e simbólicos que se estruturam nas interações face a face utilizando para isso referencial teórico apoiado em Norbert Elias (1996), Erving Goffman (1963) e Howard S. Becker (1963). Estes autores utilizaram conceitos-chave para explicar situações em que indivíduos e grupos podem vir a ter a existência diminuída ou negativada por algum atributo pessoal que possuam. As atividades para obter material empírico foram realizadas no Colégio CEEP Castaldi de Londrina/PR com alunos do ensino-técnico ADM do terceiro ano no período vespertino. O método escolhido foi a observação participante do modus vivendi dos alunos em sala de aula e como procedimentos de pesquisa houve também a aplicação de atividades em sala com a temática do ‘estigma e discriminação’ e entrevistas.

Biografia do Autor

Luan Carlos Nalin, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando em Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina

Aline Oliveira Gomes da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Educação, Mestra em Ciências Sociais (2018) e Mestra em Educação (2019) pela Universidade Estadual de Londrina. 

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Publicado

2020-12-17

Como Citar

Carlos Nalin, L., & Oliveira Gomes da Silva, A. (2020). ESTIGMA, RÓTULO E DISCRIMINAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO À LUZ DA IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA. Revista Magistro, 2(22). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/6266

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Artigos