v. 11 n. 2 (2021)

					Visualizar v. 11 n. 2 (2021)

      Quase dois anos após o surgimento da COVID-19, em Wuhan – China, cujos desdobramentos foram percebidos em escala global, a ciência tem motivo para comemorar. O Brasil, neste episódio, também teve protagonismo importante, em especial no que tange a produção de vacinas: seja pelas ações deflagradas pelo Instituto Butantã, em São Paulo, seja pela Fundação Osvaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Em momentos de grande adversidade é que a ciência sempre é instada a promover respostas e soluções para problemas que afligem a humanidade.

      No Brasil, apesar dos grandes entraves que existem para a realização da investigação científica, como por exemplo, a limitação na concessão de bolsas de pesquisa; a subvalorização dos pesquisadores; e a limitação de recursos tecnológicos e financeiros, dentre outros, ainda é possível colecionar resultados satisfatórios, como nos casos acima descritos.

      É bem verdade que os problemas se apresentam em todos os campos, porém, no âmbito das ciências sociais e, particularmente nas ciências jurídicas, talvez as dificuldades ainda sejam maiores. Isso porque além das adversidades anteriormente listadas, ainda há certa escassez de pessoas no mundo jurídico que vivem exclusivamente da e para a pesquisa.

      A Carta brasileira de 1988 preconiza no artigo 207 que as Universidades devem obedecer a “indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”, sendo certo que a grande maioria das Universidades públicas e algumas privadas, como no caso da UNIGRANRIO/AFYA, observam o referido mandamento constitucional.

      Neste sentido, a Revista Acadêmica de Direito da UNIGRANRIO, criada no ano de 2008, publica seu mais novo número com artigos acadêmicos de seus professores, alunos e investigadores da comunidade jurídica em geral. Para mim, como editor e criador do periódico, o “nascimento” de mais um exemplar apresenta-se como motivo de júbilo e congraçamento com toda a comunidade unigranriense/afya. Uma boa leitura e até o próximo número”!

 

Duque de Caxias, 15 de novembro de 2021

132. Aniversário da Proclamação da República

 

Prof. Dr. Sidney Guerra

Editor

Publicado: 2021-11-15

Artigos de Docentes

Artigos de Discentes