A formação de professores de Química e Física: relatos de uma escuta sensível de sua trajetória profissional

Autores

  • Fábio Lustosa Souza IFMA
  • Maria Gemaque Matos UFPA
  • Terezinha Oliver Gonçalves UFPA
  • Rosalia Ribeiro Aragão UFPA

Resumo

No presente artigo abordamos a trajetória de formação profissional de formadores de professores de Química e Física, no âmbito das Instituições de Ensino Superior do Maranhão (IFMA) e do Pará (UFPA). Isto foi possível graças à adoção da abordagem teórico-metodológica da narrativa, que leva em conta o relato (escuta sensível) da história de vida de formação de sujeitos. Isto posto, investigou-se que aspectos são considerados relevantes para a formação dos futuros professores, sob a ótica de professores formadores, utilizando entrevistas semi-estruturadas que foram gravadas em áudio, transcritas e organizadas, com o propósito de desvelamento dos aspectos relevantes desta formação profissional.

Biografia do Autor

Fábio Lustosa Souza, IFMA

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA

CAMPUS SÃO LUIS/MONTE CASTELO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO MARANHÃOP

Maria Gemaque Matos, UFPA

DEPARTAMENTO DE FÍSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Terezinha Oliver Gonçalves, UFPA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Rosalia Ribeiro Aragão, UFPA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Downloads

Publicado

2013-05-31

Como Citar

Souza, F. L., Matos, M. G., Gonçalves, T. O., & Aragão, R. R. (2013). A formação de professores de Química e Física: relatos de uma escuta sensível de sua trajetória profissional. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 2(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/1768