AS VÁRIAS DIMENSÕES DO LÚDICO NO JOGO DO APRENDER: SUBSÍDIOS PARA PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO

Autores/as

Palabras clave:

Lúdico, Jogos, Processo de Aprendizagem, Ensino, Cultura.

Resumen

Este artigo nasce a partir da verificação de que a busca pelo entendimento do lúdico em educação é um tema recorrente nos trabalhos de conclusão do curso de Pedagogia. No entanto, os graduandos não conseguem compreender com clareza as várias facetas do lúdico para o campo da educação. Assim, o presente artigo busca trabalhar com o lúdico de forma a entendê-lo em suas várias dimensões, onde a cultura, a educação, o prazer e a regra se tornam aspectos de foco da ludicidade com finalidade educativa. Os resultados deste artigo deixam ver a importância de cada uma das dimensões de compreensão da ludicidade com finalidade pedagógica, além de mostrar que temos que considerar todas as dimensões de maneira interligada. Este escrito se coloca, metodologicamente, como uma pesquisa teórica de cunho bibliográfico.

Biografía del autor/a

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT); Doutor em Humanidades da Leiden Universiteit (Países Baixos); Mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios (2009) e Mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea (2007), ambos mestrados da Leiden Universiteit (Países Baixos); Pós-graduado Lato Sensu em Educação Infantil (2012) pelo Centro Universitário Barão de Mauá (SP – Brasil); e Licenciado Pleno em Educação Artística (1999) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ – RJ – Brasil). 

Publicado

2017-09-04

Cómo citar

Rodrigues, W. (2017). AS VÁRIAS DIMENSÕES DO LÚDICO NO JOGO DO APRENDER: SUBSÍDIOS PARA PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 17(43), 83–96. Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/4492

Número

Sección

Artigos