A CONCEPÇÃO INTERACIONISTA DA LINGUAGEM E O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA ANÁLISE DO PORTAL REDAÇÃO PARANÁ.
Palavras-chave:
Redação Paraná, Produção de Texto, TDIC.Resumo
Dentre as novas ferramentas digitais pedagógicasintroduzidas durante o ensino remoto emergencial, o governo do estado do Paraná desenvolveu e implementou o portal Redação Paraná para o ensino da produção textual nas escolas estaduais. O presente artigo se propõe a estabelecer uma discussão acerca da proficuidade do portal Redação Paraná, no que concerne à prática pedagógica nas aulas de produção textual com base na concepção interacionista de linguagem, nas concepções da escrita como interação, da escrita como processo e da avaliação formativa. Partindo de uma análise do contexto educacional pandêmico e suas implicações nas práticas pedagógicas, discorremos sobre a era digital e as tecnologias na educação e, por fim, abarcamos os pressupostos teóricos interacionistas da linguagem, a fim de realizar uma reflexão e levantar questionamentos sobre as práticas pedagógicas realizadas a partir dessa ferramenta. Utilizamos imagens reais do portal (login do aluno) e de seus recursos, demonstrando suas funcionalidades, de modo a realizar, além da análise prática (usabilidade e acessibilidade), primordialmente, a análise teórico/metodológica. As análises demonstraram, além de problemas de ordem técnica, que o portal Redação Paraná não corrobora com o ensino da linguagem que pressupõe a interação como princípio, além de não considerar os aspectos primordiais da produção de texto como processo e da avaliação formativa como recurso metodológico imprescindível.