A CONCEPÇÃO INTERACIONISTA DA LINGUAGEM E O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA ANÁLISE DO PORTAL REDAÇÃO PARANÁ.

Autores

  • Manuela Serpeloni Universidade Estadual de Londrina
  • Samara Barbosa Carneiro Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Redação Paraná, Produção de Texto, TDIC.

Resumo

Dentre as novas ferramentas digitais pedagógicasintroduzidas durante o ensino remoto emergencial, o governo do estado do Paraná desenvolveu e implementou o portal Redação Paraná para o ensino da produção textual nas escolas estaduais. O presente artigo se propõe a estabelecer uma discussão acerca da proficuidade do portal Redação Paraná, no que concerne à prática pedagógica nas aulas de produção textual com base na concepção interacionista de linguagem, nas concepções da escrita como interação, da escrita como processo e da avaliação formativa. Partindo de uma análise do contexto educacional pandêmico e suas implicações nas práticas pedagógicas, discorremos sobre a era digital e as tecnologias na educação e, por fim, abarcamos os pressupostos teóricos interacionistas da linguagem, a fim de realizar uma reflexão e levantar questionamentos sobre as práticas pedagógicas realizadas a partir dessa ferramenta. Utilizamos imagens reais do portal (login do aluno) e de seus recursos, demonstrando suas funcionalidades, de modo a realizar, além da análise prática (usabilidade e acessibilidade), primordialmente, a análise teórico/metodológica. As análises demonstraram, além de problemas de ordem técnica, que o portal Redação Paraná não corrobora com o ensino da linguagem que pressupõe a interação como princípio, além de não considerar os aspectos primordiais da produção de texto como processo e da avaliação formativa como recurso metodológico imprescindível.


Biografia do Autor

Manuela Serpeloni, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Letras Português pela Universidade Estadual de Londrina (2020). Especialista em Língua Portuguesa pela mesma universidade (2021). E mestranda em Estudos da Linguagem, com ênfase em Análise de Discurso, também pela UEL.

Samara Barbosa Carneiro, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Letras Português pela Universidade Estadual de Londrina (2020). Pós-graduação em Tecnologia da informação e comunicação na educação  (2021). Mestranda em Estudos da Linguagem.

Downloads

Publicado

2022-10-21

Como Citar

Serpeloni, M., & Barbosa Carneiro, S. (2022). A CONCEPÇÃO INTERACIONISTA DA LINGUAGEM E O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA ANÁLISE DO PORTAL REDAÇÃO PARANÁ. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 27(53), 73–94. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/7415

Edição

Seção

Dossiê temático: Práticas de Ensino e tecnologia em tempos de crise