A EDUCAÇÃO 4.0 PARA O CONTEXTO PÚBLICO: OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES NA CRIAÇÃO DE UM REPOSITÓRIO EDUCACIONAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

Palavras-chave:

Repositório Educacional, Língua Inglesa, Contexto Público.

Resumo

Considerando a  Educação 4.0 para o contexto público, este artigo visa apresentar um Repositório Educacional (RE) como uma possibilidade de associar as mídias digitais ao ensino da língua inglesa mesmo diante aos desafios educacionais presentes no contexto público. Para tanto, o referido RE apresenta como a prática pedagógica foi ressignificada mediante às novas orientações dos documentos vigentes da educação básica - Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Referencial Curricular do Paraná e do Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP). Deste modo, o artigo traz exemplos de atividades inseridas no RE que foram desenvolvidas por meio da inserção de recursos digitais as quais buscam promover a participação e autoria dos alunos. Identifica-se os professores como possíveis beneficiários do RE, por meio do contato com teorias voltadas à educação de línguas. Por fim, discute-se a abertura à cultura digital no âmbito escolar, assim como é identificado o RE como material digital de grande contribuição ao sistema educacional de ensino de inglês.

Biografia do Autor

Juliana Ayub Veltrini Spadacini, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Possui graduação em LETRAS INGLÊS pela FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE JACAREZINHO (2002). Atualmente é professora - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras/ Inglês. Mestre - Mestrado Profissional de Letras Estrangeira Moderna - UEL.

Samantha Gonçalves Mancini Ramos, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Letras (1995), Mestre (2001) e Doutora (2011) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na docência em Língua Inglesa no Ensino Superior (Letras, Engenharia, Ciências Aeronáuticas e da Computação), em Instituto de Línguas, no Ensino Fundamental e Médio e no âmbito empresarial. Atua no Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras (http://www.uel.br/pos/meplem/) e coordena o setor pedagógico do NucLi do programa Idioma sem Fronteiras da UEL. Suas pesquisas e publicações recentes concentram-se na formação de professores e no ensino de LE permeados pelas novas tecnologias, na produção de objetos de aprendizagem digitais e na criação de materiais para o ensino de Inglês para internacionalização.

Downloads

Publicado

2022-10-21

Como Citar

Spadacini, J. A. V., & Ramos, S. G. M. (2022). A EDUCAÇÃO 4.0 PARA O CONTEXTO PÚBLICO: OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES NA CRIAÇÃO DE UM REPOSITÓRIO EDUCACIONAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 27(53), 114–136. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/7414

Edição

Seção

Dossiê temático: Práticas de Ensino e tecnologia em tempos de crise