Ensinar e aprender: instigações remotas

Autores

Palavras-chave:

pandemia, tecnologia, emoções, Prática Exploratória

Resumo

Os desafios de ensinar e aprender de forma remota durante a pandemia do Covid 19 trouxeram muitas inquietações levando pouco em consideração as questões de acesso à tecnologia e o baixo letramento digital do professor e do aprendiz. Neste estudo, apresentamos a experiência de três professoras de duas universidades do Estado do Rio de Janeiro que buscaram, por meio do trabalho pelo desenvolvimento mútuo sob a luz dos princípios da Prática Exploratória (ALLWRIGHT, 1991; 2003; 2005; ALWRIGHT; HANKS, 2009;  MILLER, 2001; 2007; 2010; COLOMBO GOMES;  MILLER,  no prelo) fomentar a resiliência em sua práxis no Ensino Remoto Emergencial (ERE) no ensino de línguas. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e cunho etnográfico (SEVERINO, 2015; DENZIN; LINCOLN, 2006), cujo aporte teórico concentra-se nos estudos do propiciamentos (GIBSON, 1986; PAIVA, 2010) e emoções (MATURANA, 1998; ARAGÃO, 2007; SO, 2005). Participaram desta investigação três professoras formadoras, dois professores egressos da Faculdade de Formação de Professores da UERJ e dois licenciandos do curso de Letras da PUC-Rio. Os resultados revelam que o ambiente de aprendizado é envolvido por construções afetivas e não por construções de alvenarias, além de evidenciar trocas e desenvolvimentos afetivos no ambiente exclusivamente on line.

Biografia do Autor

Gysele da S. Colombo Gomes, UERJ

Possui graduação em Letras Português- Inglês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e é doutora em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014) . Concluiu o pós-doutoramento na Universidade Federal de Viçosa desenvolvendo estudos sobre a Zona de Conforto e Emoções no ensino de língua estrangeira (2020-2021). É professora adjunta da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: tendências e abordagens no ensino de línguas estrangeira; o aprendiz e zona de conforto; conscientização das competências do professor de LE; ensino-aprendizagem ,crenças, emoções, interação e autonomia na sala de aula: discurso e práticas sociais; alinhamentos, identidades e trabalhos da face; letramento multiculturais; reflexão , entendimentos e Prática Exploratória. É líder do grupo de Linguagem & Sociedade, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, membro do grupo de Crenças e Emoções (UFV) e, também, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Prática Exploratória da FFP - UERJ.

Downloads

Publicado

2022-11-09

Como Citar

Colombo Gomes, G. da S., Damasceno, B. dos S., & Nathan, M. S. (2022). Ensinar e aprender: instigações remotas. Revista Eletrônica Do Instituto De Humanidades, 27(53), 137–162. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/7416

Edição

Seção

Dossiê temático: Práticas de Ensino e tecnologia em tempos de crise