DISSERTAÇÕES E TESES DA ÁREA DE PEDAGOGIA: O QUE ELAS INVESTIGARAM SOBRE MATEMÁTICA?

Vanessa Cristina Rhea, Marinez Meneghello Passos

Resumo


Neste artigo trazemos os resultados de uma investigação que buscou responder à seguinte questão: o que as pesquisas da área de Pedagogia, materializadas na forma de dissertações e teses, investigaram sobre Matemática? As dissertações e as teses analisadas foram acessadas no site da CAPES por meio dos seguintes disparadores de busca: “Matemática”; “Pedagogia e Matemática”; “Matemática na Pedagogia” e alguns detalhes restritivos que destacamos nos procedimentos metodológicos. Desse processo selecionamos 27 dissertações e teses, as quais foram analisadas em sua completude, todavia, para este artigo dedicamo-nos somente à interpretação das questões de pesquisa apresentadas pelos autores dessas produções. Em nossas análises, construímos quatro categorias de acordo com as investigações propostas pelas dissertações e teses selecionadas, sendo essas: Operadores, que diz respeito aos fatores que ‘operam’ o ensino, como documentos oficiais ou programas do governo; Formação de professores de Pedagogia, que se inserem investigações sobre a formação de alunos de graduação em Pedagogia, cujos temas de pesquisas são relacionados à Matemática; Docência, que são aquelas dissertações e teses que exploraram de alguma forma a ação de professores de Pedagogia ao ensinarem Matemática no ensino Básico, e por fim, Estratégias didáticas, que abrange as pesquisas em que os autores exploraram algum método em sala de aula (diferente da aula expositiva) para trabalhar com a Matemática, tendo por sujeitos investigados professores pedagogos ou estudantes de Pedagogia.


Palavras-chave


Pedagogia; Matemática; Questões de pesquisa

Texto completo:

PDF e6261

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-2380

 

Indexadores:

Latindex,  Diadorim, Google AcadêmicoSumarios.OrgCapes .periodicos.

 

Anti-plágio