SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COMO APOIO AO ENSINO DE DENSIDADE, POLARIDADE E pH POR MEIO DOS SIMULADORES VIRTUAIS PhET
Palavras-chave:
Ensino de Química, Simuladores PhET, Tecnologia da Informação e Comunicação na EducaçãoResumo
O ensino de Química ao longo dos tempos vem sendo pautado em um conjunto de conceitos que necessitam serem decorados. O aluno não é estimulado a fazer a correlação entre as representações simbólicas, microscópicas e submicroscópicas, pois muitas vezes essas representações são apresentadas isoladamente. A presença de laboratórios funcionais de química ainda está longe de ser a ideal na maioria das instituições de ensino do Brasil. Em contrapartida, a utilização de recursos alternativos para o ensino de química também é distante do esperado, sendo este ensino pautado quase que exclusivamente no tradicionalismo. Embora estejamos imersos às tecnologias, elas representam uma porcentagem pequena nas salas de aula brasileiras. Tendo em vista este cenário, esta artigo traz o relato de Sequências Didáticas (SD) produzidas no âmbito um Mestrado Profissional pautadas na pesquisa intitulada “Simuladores Virtuais no Ensino de Química: uma experiência com licenciandos em Ciências Biológicas” cujo foco foi produzir materiais que pudessem auxiliar os professores a utilizarem os simuladores virtuais PhET - Simulações Interativas para Ciência e Matemática no ensino de densidade, pH e polaridade. As SD foram aplicadas e validadas com um grupo de 12 licenciandos em ciências biológicas de uma universidade particular situada no estado do Rio de Janeiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.