TOMADA DE DECISÃO E TROCAS INTERTEMPORAIS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Educação Financeira Escolar, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Tomada de decisão, Trocas e escolhas intertemporais, Produção de significados.Resumo
O objetivo desse artigo é discutir o papel das trocas intertemporais na criação de Ambientes de Educação Financeira Escolar (AEFE) nas aulas de Matemática, no interior dos quais ocorre o processo de análise e tomada de decisão de situações econômico-financeiras por estudantes da Educação Básica. Para isso apresentamos um pequeno recorte de nossa pesquisa de doutorado, começando com nossas concepções de Educação Financeira Escolar e de AEFE, seguida de uma análise das trocas intertemporais a partir de uma lente multidisciplinar. Finalmente, faremos uma leitura da produção de significados de estudantes de Ensino Médio quando analisaram uma tarefa envolvendo estratégias de poupança e planejamento financeiro, identificando o papel das trocas intertemporais nesse processo. Utilizamos o Modelo dos Campos Semânticos, de Lins, como apoio teórico-metodológico na análise da dinâmica da produção de significados dos estudantes, e a perspectiva das trocas intertemporais de Eduardo Giannetti. Os resultados obtidos indicam que as trocas intertemporais trazem questões centrais para a construção de AEFE tais como o valor do dinheiro no tempo; a pluralidade de concepções sobre valores, necessidades e desejos; a capacidade planejamento financeiro da população; a cultura do imediatismo; a alternância de momentos econômicos e sua influência no comportamento das pessoas, dentre outras, contribuindo assim para a emergência de aspectos matemáticos e não matemáticos na abordagem de situações financeiras nas aulas de matemática, incluindo a tomada de decisão.
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