INVERTENDO A SALA DE AULA: PROCESSO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA SALA DE AULA INVERTIDA COM ELEMENTOS DE COLABORAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Hugo Luiz Gonzaga Honório Programa de Mestrado em Educação Matemática - PPGEM Universidade Federal de juiz de Fora - UFJF
  • Liamara Scortegagna Programa de Mestrado em Educação Matemática - PPGEM Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Palavras-chave:

Educação Matemática, Sala de Aula Invertida, Colaboração, Aprendizagem colaborativa apoiada por computador (CSCL)

Resumo

O produto educacional apresentado neste artigo teve origem numa pesquisa de mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e, tem como objetivo apresentar um “Processo” para a implementação da Metodologia Sala de Aula Invertida, propiciando suporte à aprendizagem colaborativa do Ensino de Matemática. Para a elaboração deste Processo, tomaram-se como bases teóricas os autores, Munhoz (2015), pesquisador do tema em questão e, Jhonatan Bergmann e Aaron Sams (2016), criadores da Metodologia Sala de Aula Invertida. Em relação ao tema colaboração, a pesquisa se embasou na teoria da Computer Supported Collaborative Learning (CSCL) e no Modelo de colaboração 3C (FUKS et al., 2002), modelo este norteado na ideia de que para colaborar, um grupo deve exercer três atividades principais: comunicar-se, coordenar-se e cooperar-se. Entendemos que, o “Processo” com suporte à aprendizagem colaborativa pode potencializar a metodologia da Sala de Aula Invertida, permitindo que os alunos criem espaços para refletirem sobre os conteúdos matemáticos estudados, a partir de uma aprendizagem mais autônoma, além de motivá-los aos estudos prévios de modo a enriquecer os encontros em sala de aula e o processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Hugo Luiz Gonzaga Honório, Programa de Mestrado em Educação Matemática - PPGEM Universidade Federal de juiz de Fora - UFJF

Programa de Mestrado em Educação Matemática - PPGEM

Liamara Scortegagna, Programa de Mestrado em Educação Matemática - PPGEM Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Departamento de Ciência da Computação - DCC

Área: Tecnologias Educacionais

Downloads

Publicado

2017-11-07

Como Citar

Honório, H. L. G., & Scortegagna, L. (2017). INVERTENDO A SALA DE AULA: PROCESSO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA SALA DE AULA INVERTIDA COM ELEMENTOS DE COLABORAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 7(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4414