COMO ABORDAR O USO DE ÁLCOOL NO ENSINO DE QUÍMICA E DEMAIS CIÊNCIAS DA NATUREZA? PERSPECTIVAS EDUCATIVAS CENTRADAS NA REDUÇÃO DE DANOS

Autores

  • Francisco José Figueiredo Coelho Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz); Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC/RJ); Grupo Interdisciplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte (GIEESAA)do Departamento de Físico-Química – IQ/UFRJ.
  • Simone Monteiro Pesquisadora em Saúde Pública Lab. Educação em Ambiente e Saúde, Instituto Oswaldo Cruz

Palavras-chave:

Álcool – Adolescência – Educação sobre drogas – Ensino de química – Ensino de ciências e biologia – Redução de danos

Resumo

Estudos revelam dados preocupantes sobre o acesso e uso de drogas, principalmente o álcool, entre estudantes brasileiros na faixa de 13 a 15 anos. Frente ao despreparo dos educadores para abordar o tema drogas no contexto escolar no Brasil, este artigo discute o potencial e as possibilidades da abordagem educativa do tema álcool nas disciplinas de química e ciências afins.  Com base numa revisão exploratória da literatura, o trabalho apresenta os fundamentos de modelos educativos voltados para prevenção do uso de drogas. Argumentamos que os princípios da Redução de danos, centrados numa proposta mais democrática e autônoma para construir espaços de diálogo e aprendizagem nas escolas, pode orientar ações educativas no âmbito do ensino de química. Tal perspectiva se contrapõe a abordagem proibicionista do tema, ainda dominante. 

Biografia do Autor

Francisco José Figueiredo Coelho, Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz); Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC/RJ); Grupo Interdisciplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte (GIEESAA)do Departamento de Físico-Química – IQ/UFRJ.

Francisco Jose Figueiredo Coelho é licenciado em Ciências Biológicas (UERJ), Especialista em EaD e em Educação de jovens e adultos, Diversidade e Inclusão social (UFF/2015/2016). Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde (Universidade Federal do Rio de Janeiro/2006) e Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde (IOC/Fiocruz). Foi Diretor do Departamento de Meio Ambiente, Pesca e Fiscalização do Município de Rio das Ostras, RJ (SEMAP), gerenciando atividades de Recuperação de áreas degradadas, Educação Ambiental e Formação comunitária. Desde 2004 desempenha função docente na Educação pública nos níveis básico e superior. Foi professor de disciplinas pedagógicas e estágio supervisionado em cursos de Formação de Professores de Pedagogia e Biologia (UERJ/FFP). Pesquisador na área de Formação docente e prevenção ao uso de Drogas do Laboratório de Estudos do Ambiente e Saúde (LEAS/IOC/Fiocruz) e Coordenador de GT no Grupo Interdisciplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte (GIEESAA/UFRJ).

Simone Monteiro, Pesquisadora em Saúde Pública Lab. Educação em Ambiente e Saúde, Instituto Oswaldo Cruz

Pesquisadora em Saúde Pública do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da Fiocruz e membro permanente da Pós-graduação em Saúde Pública/ENSP e da PG Ensino em Biociencias e Saúde/IOC. Graduou-se em Psicologia (1991/UERJ). É Mestre em Saúde Coletiva (1995) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1999), com pos-doutorado na Columbia University (2011-2012) Chefiou o Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde (LEAS) do IOC por 15 anos (1999-2014), ocupando atualmente a vice-chefia. Publicou diversos artigos em revistas científicas nacionais e internacionais, sendo autora do livro Qual prevenção? Aids, gênero e sexualidade em uma favela carioca (Ed. Fiocruz, 2002) e co-organizadora de oito coletaneas dentre os quais: Estigma e Saúde (Faperj/Fiocruz, 2013); Gênero e Saúde: Programa Saúde da Família em questão (Abrasco/UNFPA, 2005); Etnicidade na América Latina: um debate sobre raça, saúde e direitos reprodutivos (Ed. Fiocruz, 2004). É autora de jogos educativos sobre Aids (Zig-Zaids) e drogas (Jogo da Onda), editados comercialmente e utilizados em programas de educação e saúde do pais. Seus interesses de pesquisa e docência concentram-se nas áreas das ciências sociais e da saúde pública, com ênfase em pesquisa social sobre HIV/Aids, sexualidade e gênero

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Publicado

2019-05-09

Como Citar

Coelho, F. J. F., & Monteiro, S. (2019). COMO ABORDAR O USO DE ÁLCOOL NO ENSINO DE QUÍMICA E DEMAIS CIÊNCIAS DA NATUREZA? PERSPECTIVAS EDUCATIVAS CENTRADAS NA REDUÇÃO DE DANOS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4659