O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS E SEU (s) USO (s) NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO EM UM MUNICÍPIO DA FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Anos iniciais. PNLD.

Resumo

: Este trabalho apresenta um estudo qualitativo realizado com as professoras das classes de alfabetização sobre a seleção e o uso do livro didático (LD) de Ciências. Aqui apresentamos e discutimos aspectos apontados por meio de entrevistas semiestruturadas, com o objetivo de compreender o papel do LD de Ciências nessas classes. O LD é um recurso de grande abrangência no contexto educacional brasileiro que recebe altos investimentos por meio do Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Reconhecendo que o Ensino de Ciências não ganha o mesmo destaque que o aprendizado das habilidades de leitura e escrita é importante analisar como essa ferramenta didática metodológica vem sendo usada nesse contexto. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), com o objetivo de facilitar esse processo recorremos ao uso do software Atlas.ti. Diante dos resultados obtidos podemos inferir que o LD de Ciências não exerce papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem dessas classes. Seu uso está relacionado, muitas vezes, ao nível de alfabetização em que se encontram os alunos. Mesmo destacando aspectos positivos do LD de Ciências, as professoras dessas classes não efetivaram seu uso de maneira significativa.

Biografia do Autor

Juliana Borges Medina, Universidade Federal do Pampa

Mestre em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde-Unipampa- Uruguaiana RS.Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004).  Especialização em Psicopedagogia Institucional. Atualmente é professora titular da Escola Municipal de Ensino Fundamental Moacyr Ramos Martins. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e alfabetização . Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF).

 

Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Especialização em Educação Ambiental pela Unesp de Botucatu/SP, Mestrado em Educação para Ciências pela Unesp de Bauru/SP e Doutorado em Ciência Florestal pela UNESP, campus de Botucatu/SP. Desde agosto de 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Uruguaiana-RS e Docente Permanente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordena o Curso de Especialização em Educação Ambiental (Lato sensu) e o Curso de Ciências da Natureza (Gestão 2019-2020). Atua como pesquisador do COMCIÊNCIA, grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências. Compõe o Banco de Avaliadores do INEP - Basis.

Raquel Ruppenthal, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria,doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/UFSM. Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa/ Campus Uruguaiana, docente da Licenciatura Ciências da Natureza e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Unipampa. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF-UNIPAMPA) e líder do Grupo Colaborativo de Estudo e Pesquisa: FLEXILHAS.

 

Amanda Martins Ciocca, Univeridade Federal do Pampa

Estudante de Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. Tem experiência na área de Educação

Downloads

Publicado

2023-09-09

Como Citar

Medina, J. B., Dinardi, A. J., Ruppenthal, R., & Ciocca, A. M. (2023). O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS E SEU (s) USO (s) NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO EM UM MUNICÍPIO DA FRONTEIRA OESTE DO RIO GRANDE DO SUL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 13(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7603