COMO ABORDAR O USO DE ÁLCOOL NO ENSINO DE QUÍMICA E DEMAIS CIÊNCIAS DA NATUREZA? PERSPECTIVAS EDUCATIVAS CENTRADAS NA REDUÇÃO DE DANOS
Palavras-chave:
Álcool – Adolescência – Educação sobre drogas – Ensino de química – Ensino de ciências e biologia – Redução de danosResumo
Estudos revelam dados preocupantes sobre o acesso e uso de drogas, principalmente o álcool, entre estudantes brasileiros na faixa de 13 a 15 anos. Frente ao despreparo dos educadores para abordar o tema drogas no contexto escolar no Brasil, este artigo discute o potencial e as possibilidades da abordagem educativa do tema álcool nas disciplinas de química e ciências afins. Com base numa revisão exploratória da literatura, o trabalho apresenta os fundamentos de modelos educativos voltados para prevenção do uso de drogas. Argumentamos que os princípios da Redução de danos, centrados numa proposta mais democrática e autônoma para construir espaços de diálogo e aprendizagem nas escolas, pode orientar ações educativas no âmbito do ensino de química. Tal perspectiva se contrapõe a abordagem proibicionista do tema, ainda dominante.
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