EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA: UMA INSERÇÃO NA VIDA COTIDIANA

Autores

Palavras-chave:

Projetos de Ensino. Educação Financeira. Hábitos Financeiros. Educação Matemática

Resumo

O artigo apresenta discussões a partir de um projeto de Educação Financeira, desenvolvido com estudantes de Ensino Fundamental, em uma escola pública de uma cidade do Rio Grande do Sul. A partir da metodologia de pesquisa-ação (Gil, 2010; Thiollent, 1986), foram desenvolvidas, junto a estudantes de 8º ano, ações relacionadas à Educação Financeira e ao cotidiano familiar, com o intuito de desenvolver uma cultura de planejamento, de investimento e de consumo consciente. Os dados da pesquisa foram produzidos por meio de questionários respondidos por estudantes e seus respectivos responsáveis e, posteriormente, descritos e analisados. A analítica empreendida, fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2019) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997a) e (BRASIL, 1997b), bem como nos estudos de Scolari e Grando (2016), Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), Macedo (2012) e Lima e Sá (2010), mostra a importância de se trabalhar a temática da Educação Financeira na escola, uma vez que ela possibilita construir conhecimentos que podem ser aplicados na vida cotidiana, individual ou familiar, de modo a auxiliar na construção de hábitos financeiros saudáveis que preparem os cidadãos para os desafios do presente e do futuro.

Biografia do Autor

Daiane Scopel Boff, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, na linha de pesquisa Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas. Professora de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Caxias do Sul. Integra os grupos de pesquisa: GPMETA (IFRS) - Grupo de Pesquisa em Matemática, Ensino, Tecnologias e Aplicações; GIPEDI (UNISINOS) - Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças e GPEDEB (IFRS) – Grupo de Pesquisa em Docências na Educação Básica.

Iriane Zulianelo, Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Especialista na Docência em Educação Básica e Profissional (2020) e Licenciada em Matemática (2018). Ambos os cursos realizados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul. Professora de Matemática do Governo do Estado do Rio Grande do Sul no município de Flores da Cunha. Atua com o Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Downloads

Publicado

2022-03-27

Como Citar

Scopel Boff, D., & Zulianelo, I. (2022). EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA: UMA INSERÇÃO NA VIDA COTIDIANA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7066