EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA: UMA INSERÇÃO NA VIDA COTIDIANA
Palavras-chave:
Projetos de Ensino. Educação Financeira. Hábitos Financeiros. Educação MatemáticaResumo
O artigo apresenta discussões a partir de um projeto de Educação Financeira, desenvolvido com estudantes de Ensino Fundamental, em uma escola pública de uma cidade do Rio Grande do Sul. A partir da metodologia de pesquisa-ação (Gil, 2010; Thiollent, 1986), foram desenvolvidas, junto a estudantes de 8º ano, ações relacionadas à Educação Financeira e ao cotidiano familiar, com o intuito de desenvolver uma cultura de planejamento, de investimento e de consumo consciente. Os dados da pesquisa foram produzidos por meio de questionários respondidos por estudantes e seus respectivos responsáveis e, posteriormente, descritos e analisados. A analítica empreendida, fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2019) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997a) e (BRASIL, 1997b), bem como nos estudos de Scolari e Grando (2016), Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), Macedo (2012) e Lima e Sá (2010), mostra a importância de se trabalhar a temática da Educação Financeira na escola, uma vez que ela possibilita construir conhecimentos que podem ser aplicados na vida cotidiana, individual ou familiar, de modo a auxiliar na construção de hábitos financeiros saudáveis que preparem os cidadãos para os desafios do presente e do futuro.Downloads
Publicado
2022-03-27
Como Citar
Scopel Boff, D., & Zulianelo, I. (2022). EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA: UMA INSERÇÃO NA VIDA COTIDIANA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7066
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.