KIT EXPERIMENTAL PARA ENSINO DO ELETROMAGNETISMO: UMA PROPOSTA DE PRODUTO EDUCACIONAL

Autores

  • Carlos Henrique Rocha UNIGRANRIO
  • Giselle Faur de Castro Catarino UERJ/UNIGRANRIO

Palavras-chave:

Eletromagnetismo, Experimentos, Campo Conceitual

Resumo

O produto educacional apresentado neste artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado profissional que teve como objetivo analisar a aplicação de uma proposta de ensino do eletromagnetismo baseada na utilização de experimentos de baixo custo. Como referencial teórico, foi utilizada a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, além das perspectivas atuais sobre experimentação na área da pesquisa em ensino da física. O produto educacional elaborado ao longo da pesquisa é composto de um Kit Experimental e uma Sequência Didática, desenvolvidos considerando a utilização de materiais de baixo custo e facilidade de montagem, com vistas a possibilitar sua aplicação nas diversas realidades do Ensino Médio, onde a escassez de recursos é o fator que, muitas vezes, inviabiliza a realização de atividades experimentais. Acreditamos que nosso produto educacional possibilita a exploração do conceito de Esquema da Teoria de Vergnaud, pois oportuniza aos alunos (sujeitos em ação) a manipulação de todos os experimentos propostos, mobilizando os conhecimentos que nem sempre são visíveis e dizíveis. Possibilita ainda ao docente a observação das expressões perceptivo-gestual dos alunos, que também contém núcleo conceitual, facilitando a mediação com vistas a conduzir os alunos ao Conceito Científico.

Palavras-chave: Eletromagnetismo, Experimentos, Campo Conceitual

Biografia do Autor

Carlos Henrique Rocha, UNIGRANRIO

FAETEC/UNIGRANRIO – Professor de Eletrotécnica da ETEJK/Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências - Unigranrio

Giselle Faur de Castro Catarino, UERJ/UNIGRANRIO

UERJ/UNIGRANRIO – Professora Adjunta do Instituto de Física Armando Dias Tavares – DFAT- UERJ/Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências - Unigranrio

Downloads

Publicado

2019-05-09

Como Citar

Rocha, C. H., & Catarino, G. F. de C. (2019). KIT EXPERIMENTAL PARA ENSINO DO ELETROMAGNETISMO: UMA PROPOSTA DE PRODUTO EDUCACIONAL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5346