KIT EXPERIMENTAL PARA ENSINO DO ELETROMAGNETISMO: UMA PROPOSTA DE PRODUTO EDUCACIONAL
Palavras-chave:
Eletromagnetismo, Experimentos, Campo ConceitualResumo
O produto educacional apresentado neste artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado profissional que teve como objetivo analisar a aplicação de uma proposta de ensino do eletromagnetismo baseada na utilização de experimentos de baixo custo. Como referencial teórico, foi utilizada a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, além das perspectivas atuais sobre experimentação na área da pesquisa em ensino da física. O produto educacional elaborado ao longo da pesquisa é composto de um Kit Experimental e uma Sequência Didática, desenvolvidos considerando a utilização de materiais de baixo custo e facilidade de montagem, com vistas a possibilitar sua aplicação nas diversas realidades do Ensino Médio, onde a escassez de recursos é o fator que, muitas vezes, inviabiliza a realização de atividades experimentais. Acreditamos que nosso produto educacional possibilita a exploração do conceito de Esquema da Teoria de Vergnaud, pois oportuniza aos alunos (sujeitos em ação) a manipulação de todos os experimentos propostos, mobilizando os conhecimentos que nem sempre são visíveis e dizíveis. Possibilita ainda ao docente a observação das expressões perceptivo-gestual dos alunos, que também contém núcleo conceitual, facilitando a mediação com vistas a conduzir os alunos ao Conceito Científico.
Palavras-chave: Eletromagnetismo, Experimentos, Campo Conceitual
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.