AS CONTRIBUIÇÕES DO JOGO ROUBA MONTE NO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE CONTAGEM POR CRIANÇAS DO TERCEIRO ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Palavras-chave:
Campo conceitual aditivo, Contagem, Jogo, Intervenção de ensino, Ciclo de Alfabetização,Resumo
Este artigo tem como foco as estruturas aditivas e busca analisar as estratégias de contagem empregadas por quatro crianças que cursam o terceiro ano do ciclo de alfabetização numa escola municipal de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, quando participam de um jogo de cartas denominado rouba monte. Além disso, procuramos analisar os conhecimentos matemáticos construídos por elas nos momentos de reflexão sobre o jogo. Toda a intervenção – jogo e reflexão sobre o jogo – e sua análise se fundamenta nas ideias de Vergnaud sobre a Teoria dos Campos Conceituais e o campo conceitual das estruturas aditivas ou campo conceitual aditivo. Concluímos que as principais estratégias de contagem empregadas foram a sobrecontagem, a soma com o 10, o reagrupamento em torno do 10 e o reagrupamento em torno do dobro. Entre os conceitos construídos nos momentos de reflexão sobre o jogo, destacamos aqueles relacionados às características do sistema de numeração decimal e à construção de uma rede numérica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.