AULAS PRÁTICAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Práticas de Ciências, Prática ProfissionalResumo
As dificuldades em aprender Ciências talvez estejam relacionadas a uma atividade dissociada de uma prática efetiva e que faça o aluno compreender conceitos apenas de forma teórica. Com base nisso, o objetivo do presente trabalho consistiu em propor uma metodologia de ensino de ciências utilizando a prática com materiais alternativos como meio de ensino-aprendizagem para despertar a curiosidade e o interesse pela pesquisa. O projeto de extensão foi desenvolvido na disciplina de Ciências em oito escolas do município de Grajaú – Ma, nas turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Na sala de aula foram realizadas as seguintes aulas práticas: 6º ano, Coleta Seletiva e Teia da Vida; 7º ano, Órgãos Vegetais e Estudos dos insetos; 8º ano, Sistema Respiratório e Anatomia Comparada; 9º ano, Genética Clássica e Genética Moderna. Dessa forma, o trabalho mostrou uma perspectiva de que alunos e professores possam ter uma relação mais próxima entre a teoria e a prática dos conteúdos trabalhados, correlacionando sempre que possível os dois, não necessariamente em um laboratório. As aulas devem ser realizadas de acordo com as estruturas físicas que a escola possui, sempre se adequando ao nível dos alunos. O trabalho desenvolvido mostrou uma grande melhoria no desempenho dos alunos, uma vez que estes possuíam uma grande dificuldade de se expressar e responder a questionamentos, muitas vezes aqueles que já tinham visto em sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.