AULAS PRÁTICAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Leandro Pereira Rezende Universidade Estadual do Maranhão
  • Sâmea Cristina Santos Gomes Universidade Federal do Maranhão
  • Fabrícia da Silva Almeida Univerisadade Estadual do Maranhão

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Práticas de Ciências, Prática Profissional

Resumo

As dificuldades em aprender Ciências talvez estejam relacionadas a uma atividade dissociada de uma prática efetiva e que faça o aluno compreender conceitos apenas de forma teórica. Com base nisso, o objetivo do presente trabalho consistiu em propor uma metodologia de ensino de ciências utilizando a prática com materiais alternativos como meio de ensino-aprendizagem para despertar a curiosidade e o interesse pela pesquisa. O projeto de extensão foi desenvolvido na disciplina de Ciências em oito escolas do município de Grajaú – Ma, nas turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Na sala de aula foram realizadas as seguintes aulas práticas: 6º ano, Coleta Seletiva e Teia da Vida; 7º ano, Órgãos Vegetais e Estudos dos insetos; 8º ano, Sistema Respiratório e Anatomia Comparada; 9º ano, Genética Clássica e Genética Moderna. Dessa forma, o trabalho mostrou uma perspectiva de que alunos e professores possam ter uma relação mais próxima entre a teoria e a prática dos conteúdos trabalhados, correlacionando sempre que possível os dois, não necessariamente em um laboratório. As aulas devem ser realizadas de acordo com as estruturas físicas que a escola possui, sempre se adequando ao nível dos alunos.  O trabalho desenvolvido mostrou uma grande melhoria no desempenho dos alunos, uma vez que estes possuíam uma grande dificuldade de se expressar e responder a questionamentos, muitas vezes aqueles que já tinham visto em sala de aula.

Biografia do Autor

Leandro Pereira Rezende, Universidade Estadual do Maranhão

Graduado em Ciências com Habilitação em Biologia, Graduado em Zootecnia Bacharelado, Especialista no Ensino de Genética pela Universidade Estadual do Maranhão, Professor Substituto do  curso de Agronomia da Universidade Estadual do Maranhao - Campus Balsas.

Sâmea Cristina Santos Gomes, Universidade Federal do Maranhão

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Maranhão. Mestre em Saúde Coletiva (UFMA, 2016). Especialista em Educação Inclusiva (UEMA, 2011) e em Gestão em Saúde (UEMA, 2011), graduada em Enfermagem (UFMA, 2009) e em Ciências Biológicas (UEMA, 2008). Atualmente é professora da Educação Básica-Ensino Médio do Governo do Estado do Maranhão e Professora Auxiliar do Curso de Medicina da UFMA, Campus de Imperatriz. Atuando principalmente nos seguintes temas: saúde pública (parasitoses intestinais e resíduos de serviços de saúde/ exposição ocupacional).

Fabrícia da Silva Almeida, Univerisadade Estadual do Maranhão

Graduação em Ciências - Biologia pela Universidade Estadual do Maranhão (2014). Tem experiência na área de plantas daninhas Graduação em Zootecnia Bacharelado

Downloads

Publicado

2016-10-10

Como Citar

Rezende, L. P., Gomes, S. C. S., & Almeida, F. da S. (2016). AULAS PRÁTICAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 6(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/3883