CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Autores

Palavras-chave:

Educação Financeira, Literacia Financeira, Formação Contínua, Educação Matemática,

Resumo

Resumo

A Educação Financeira e a sua integração no currículo são temas recentes em Portugal. O Referencial de Educação Financeira (MEC, 2013) considera-a uma temática transversal e transdisciplinar da Educação para a Cidadania, referindo a sua abordagem nas aulas de Matemática. Tendo em conta o papel desempenhado pelo professor, o seu desenvolvimento profissional e as modalidades de formação contínua que estão disponíveis para os professores, procuramos traçar um cenário que reflita a situação atual em termos de introdução do tema na aula de Matemática. Para tal recorremos a um questionário realizado a professores de matemática interessados no tema, procurando caracterizar as suas conceções e literacia financeira, desenvolvendo e analisando ao mesmo tempo cenários de formação contínua que envolvem os professores a trabalhar sobre tarefas de Educação Financeira com o objetivo de as classificar em termos do Referencial de Educação Financeira (REF) e poder integrar na sua prática letiva.

Constatamos que as conceções dos professores sobre a Literacia Financeira nem sempre se coadunam com as boas práticas que o tema pressupõe, mas é possível desenvolver e melhorar significativamente este cenário a partir da realização de formação contínua que integre tarefas que envolvam cenários de investigação com problemas relacionados com a realidade.

Biografia do Autor

António Manuel Dias Domingos, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Docente do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da FCTUNL, tendo trabalhado anteriormente no Departamento de Matemática da FCTUNL, onde ainda colabora. Coordenador da Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento (UIED) e do Programa Doutoral em Ciências da Educação. Tem investigado e orientado trabalhos na área da Educação Matemática, com especial enfoque para a utilização das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.

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Publicado

2017-01-21

Como Citar

Domingos, A. M. D., & Santiago, A. (2017). CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 6(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4224