O CONCEITO DE IDENTIDADE E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Identidade, Professores de matemática, Formação docente

Resumo

O objetivo deste artigo foi apresentar o conceito de identidade a partir dos autores: Hall (2004), Ciampa (2007) e Dubar (2006), e dos autores que discutem a formação continuada, como Nóvoa (1992;1999); Veiga (2008); Cunha (2013), dentre outros, levando em consideração o conceito de identidade como possibilidade de contribuição nos processos de formação continuada de professores de matemática. A metodologia de abordagem qualitativa de pesquisa, utilizou-se como instrumento de produção das informações além dos estudos dos teóricos a realização de entrevistas e a aplicação de questionários com professores de matemática da rede pública municipal de educação da cidade de Belém sobre sua identidade profissional. O estudo identificou o perfil profissional dos professores de matemática, os motivos da escolha profissional, e as mudanças na concepção sobre a profissão ao longo do tempo o que reconfigura sua identidade profissional. Os resultados indicam que durante o processo de formação continuada a partir do estudo de si, o professor, habilita-se a melhor se compreender e a transformar-se, possibilita ainda modificar a prática docente. Os programas de formação continuada podem utilizar-se deste conceito para reformularem suas propostas, uma vez que investigar a identidade docente possibilita reflexão sobre os percursos formativos e de transformação dos conhecimentos e práticas docentes, crenças e concepções, relacionadas a atuação prática docente no ensino de matemática.

Biografia do Autor

Andréa Souza de Albuquerque, Universidade Federal do Pará

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Pará. Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (1998). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado do Pará (2003); Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2008), na linha de Pesquisa: Formação de Professores. Bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia (1999) Especialista em Direito do Trabalho pela Universidade da Amazônia (2001); Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Pedagoga da Universidade do Estado do Pará - UEPA. Professora da Faculdade Integrada Brasil Amazônia - FIBRA. Coordenadora do Curso de Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica da FIBRA. Desenvolve pesquisas nas áreas da Formação Inicial e Continuada de Professores, Políticas Públicas Educacionais, Educação de Jovens e Adultos. Saberes Docentes. Diversidade. Ensino.

Tadeu Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1981). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1976). Professor da Universidade Federal do Pará desde agosto de 1976, situando-se atualmente na categoria de Professor Titular. É docente/pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/IEMCI/UFPA) - Mestrado e Doutorado, desde o seu início, em 2002 (NPADC). Também é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemáticas (REAMEC). Tem experiência na área de Educação Matemática e seu campo de pesquisa tem ênfase na Formação de Formadores e de Professores de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, ensino-aprendizagem, ensino da matemática e neurociência e educação matemática.

Downloads

Publicado

2022-10-30

Como Citar

de Albuquerque, A. S., & Gonçalves, T. O. (2022). O CONCEITO DE IDENTIDADE E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6172