A DISCALCULIA DO DESENVOLVIMENTO E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO CENÁRIO DE INVESTIGAÇÕES BRASILEIRAS
Palavras-chave:
Formação Docente. Práticas Docentes. Discalculia. Educação Matemática Inclusiva.Resumo
Com o presente artigo, tem-se como objetivo investigar aspectos que são destacados em pesquisas científicas brasileiras acerca do ensino de matemática para estudantes com discalculia do desenvolvimento (DD). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Como fonte da produção dos dados, utilizou-se o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Utilizando o termo “discalculia” como descritor e aplicando critérios e filtros, foram selecionadas catorze dissertações. Feita uma análise inicial nos resumos, considerações finais e em partes das dissertações, destacou-se trechos dos resultados das pesquisas designados como unidades de significado que refletiam aspectos que colaboravam com a resposta ao nosso objetivo. A partir dessas unidades de significado, elencou-se quatro temas emergentes nas pesquisas: A não abordagem da discalculia na formação docente e os desconhecimentos dos professores acerca de práticas mais adequadas; As dificuldades docentes na identificação de estudantes com DD; As dificuldades dos estudantes com DD em relação aos conceitos matemáticos e as Potencializações das aprendizagens de estudantes com DD. Evidencia-se que os docentes que lecionam matemática não participam de discussões formativas para atuar com alunos com discalculia. Ademais, desconhecem práticas e metodologias mais adequadas para contribuir com a aprendizagem de estudantes com DD. Por consequência da má formação, os docentes não conseguem identificar indícios de DD. Os estudantes com DD apresentam dificuldades no aprendizado da matemática, porém, mesmo com suas limitações, se feitas intervenções específicas e adequadas, conseguem apresentar melhoras no seu desenvolvimento.
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