A DISCALCULIA DO DESENVOLVIMENTO E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO CENÁRIO DE INVESTIGAÇÕES BRASILEIRAS

Autores

Palavras-chave:

Formação Docente. Práticas Docentes. Discalculia. Educação Matemática Inclusiva.

Resumo

Com o presente artigo, tem-se como objetivo investigar aspectos que são destacados em pesquisas científicas brasileiras acerca do ensino de matemática para estudantes com discalculia do desenvolvimento (DD). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Como fonte da produção dos dados, utilizou-se o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Utilizando o termo “discalculia” como descritor e aplicando critérios e filtros, foram selecionadas catorze dissertações. Feita uma análise inicial nos resumos, considerações finais e em partes das dissertações, destacou-se trechos dos resultados das pesquisas designados como unidades de significado que refletiam aspectos que colaboravam com a resposta ao nosso objetivo. A partir dessas unidades de significado, elencou-se quatro temas emergentes nas pesquisas: A não abordagem da discalculia na formação docente e os desconhecimentos dos professores acerca de práticas mais adequadas; As dificuldades docentes na identificação de estudantes com DD; As dificuldades dos estudantes com DD em relação aos conceitos matemáticos e as Potencializações das aprendizagens de estudantes com DD. Evidencia-se que os docentes que lecionam matemática não participam de discussões formativas para atuar com alunos com discalculia. Ademais, desconhecem práticas e metodologias mais adequadas para contribuir com a aprendizagem de estudantes com DD. Por consequência da má formação, os docentes não conseguem identificar indícios de DD. Os estudantes com DD apresentam dificuldades no aprendizado da matemática, porém, mesmo com suas limitações, se feitas intervenções específicas e adequadas, conseguem apresentar melhoras no seu desenvolvimento.

Biografia do Autor

Aramis Wolf, Universidade Estadual do Paraná

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Paraná, Docente da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, E-mail: [email protected]

Fábio Alexandre Borges, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestrado (2006) e Doutorado (2013) em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Realizou estágio de pós-doutoramento com a professora Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, na Universidade Estadual de Londrina (2018-2019). É professor Associado da Universidade Estadual de Maringá desde 2023, nos cursos de: Licenciatura em Matemática e Mestrado Profissional em Educação Inclusiva. É Professor nos programas de: Pós-graduação em Educação Matemática e Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, ambos da Universidade Estadual do Paraná. Foi docente da Universidade Estadual do Paraná entre 2008 e 2023. Foi editor da Revista Paranaense de Educação Matemática desde a sua criação no ano de 2012 até o ano de 2023. Editor do Periódico Educação Matemática em Revista (2022-2025), da SBEM. Foi Diretor de Ensino da Universidade Estadual do Paraná (2017-2019). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Ensino de Matemática. Membro co-fundador do Grupo 13 da SBEM (Diferença, Inclusão e Educação Matemática). Membro do Comitê Assessor de Área da Fundação Araucária em Ciências Humanas, na gestão de 2020/2024. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática Inclusiva, Ensino de Matemática para surdos e Formação docente em uma perspectiva inclusiva. Tem parcerias com pesquisadores da PUC-SP, UFRJ, IFES, UNIFESSPA, UEL, UESC-BA, Unioeste e UFPA. É revisor de 15 periódicos científicos brasileiros que publicam investigações em Educação Matemática. Compõe a Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática como segundo secretário na gestão 2022-2025.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Wolf, A., & Borges, F. A. (2024). A DISCALCULIA DO DESENVOLVIMENTO E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO CENÁRIO DE INVESTIGAÇÕES BRASILEIRAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 14(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/8191